sábado, 30 de maio de 2015

Governo dos Açores promove curso de formação de pescadores em São Miguel

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o Governo dos Açores "tem aumentado o investimento" na formação de pescadores, como parte de uma estratégia que visa "aumentar os rendimentos” destes profissionais.

Nesse sentido, foi apresentado sexta-feira, em São Miguel, um Curso de Pescador que vai certificar cerca de duas dezenas de formandos de modo a obterem a cédula de inscrição marítima.

Os selecionados para este curso de 200 horas, que arranca segunda-feira, exerciam a sua atividade apenas com autorizações de embarque.

“Esta aposta na formação pretende também dignificar a profissão”, frisou Fausto Brito e Abreu, defendendo que “os pescadores devem ser bem preparados para o trabalho no mar” e que o acesso à atividade deve ser criterioso.

O investimento na formação de pescadores está em linha com o programa do Governo dos Açores, pretendendo atribuir capacidades aos profissionais da pesca para melhor valorizarem o produto do seu trabalho e melhor gerirem os recursos que exploram.

A intensificação da formação dos profissionais do setor é uma das medidas previstas no documento estratégico 'Melhor Pesca, Mais Rendimento', apresentado por Fausto Brito e Abreu ao Conselho Regional das Pescas a 30 de abril.

No decorrer deste ano, está prevista a realização de cursos de formação de pescador nas ilhas Terceira, Faial e Pico e de cursos de arrais em São Miguel e na Terceira, onde também vão ser realizados exames para arrais de pesca costeira.

No início de 2016 prevê-se a realização de um curso de pescador na ilha Graciosa.

Anexos:
2015.05.29-SRMCT-CursoPescadorSaoMiguel.mp3

GaCS

Sem comentários: