domingo, 31 de maio de 2015

Andreia Cardoso reafirma compromisso do Governo no apoio a pessoas com deficiência

A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, o compromisso do Governo dos Açores com a “reabilitação e integração de pessoas com deficiência”, recordando que a Região já dispõe de 40 valências de apoio nesta área, que dão resposta a cerca de 1.250 Açorianos com necessidades especiais.

Andreia Cardoso falava na inauguração do novo Lar Residencial da Associação Cristã da Mocidade (ACM), a que presidiu em representação do Presidente do Governo, e que aumenta a capacidade de acolhimento de jovens e adultos com necessidades especiais de seis para 15 utentes.

A obra, financiada pelo Governo dos Açores, representa um investimento de 2,2 milhões de euros, contribuindo, segundo Andreia Cardoso, para “confirmar o compromisso com a reabilitação e integração de pessoas com deficiência”.

No caso específico dos lares-residências destinados a pessoas com deficiência, a Secretária Regional salientou que o Executivo também financiou outras unidades, como o Centro de Reabilitação da Praia da Vitória, em construção, que vai passar a incluir esta valência, com capacidade para 12 utentes.

A governante recordou, igualmente, a recente inauguração, na Graciosa, de um novo equipamento integrado que inclui Creche, Jardim de Infância e novas instalações para o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da ilha, acrescentando que está quase concluída em S. Jorge uma obra que aumenta a capacidade do CAO de 15 para 24 vagas e cria nove lugares de Lar Residencial, resposta que não existia nesta ilha.

Andreia Cardoso revelou que, entre investimentos em curso ou a iniciar em breve nesta área, o Governo dos Açores aplicou “cerca de oito milhões de euros”, sublinhando que estas unidades “vêm reforçar e melhorar a Rede de Equipamentos Sociais dos Açores”.

A Secretária Regional enfatizou o facto de o Plano de Investimentos para este ano ter um reforço de cerca de 400% nas verbas “especificamente destinadas ao apoio aos públicos com necessidades especiais, passando estes equipamentos a contar com financiamentos de quase três milhões de euros”.

A par deste esforço do Governo, a governante elogiou o trabalho das instituições da área social, destacando “centenas de instituições e milhares de Açorianos que, muitas vezes anonimamente, dão o melhor do seu esforço e do seu tempo para este objetivo comum”.

Este “grande movimento de boa vontade e parceria”, que envolve o Governo dos Açores e cerca de 250 instituições em todas as ilhas, permite disponibilizar, segundo Andreia Cardoso, “perto de 700 valências de resposta social, envolvendo a colaboração de mais de quatro mil Açorianos”.

Anexos:Fotos: GaCS/FA
2015.05.31-SRSS-ACM.mp3

GaCS

Sem comentários: