sábado, 30 de maio de 2015

Prémio APPEUC contempla, pela primeira vez, alunos de Português do Canadá, anuncia Paulo Teves

O Diretor Regional das Comunidades anunciou, na cidade canadiana de Cambridge, que o Prémio APPEUC – Trabalhos Escolares, “contempla, pela primeira vez, os alunos de Português do Canadá que, em conjunto com os dos EUA, terão a oportunidade de conhecer os Açores”.

“Este prémio, organizado pelo Governo dos Açores, em parceria com a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) e o Grupo SATA, pretende promover o estudo da língua portuguesa através do incentivo à escrita sobre temas relacionados com as ilhas do arquipélago dos Açores, reforçando, assim, as relações entre a Diáspora e a Região, em particular, a ligação dos jovens açordescendentes às suas raízes”, afirmou Paulo Teves.

Na intervenção que proferiu sexta-feira, na sessão de abertura do XXIII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá, o Diretor Regional salientou que é “expetável” uma boa adesão dos alunos, atendendo à “dimensão significativa da comunidade açoriana no Canadá, bem como o interesse que o tema deste ano - ‘Açores: mar de ilhas, de gentes e de tradições - suscitará”.

O XXIII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá, subordinado ao tema ‘Cooperar é Ensinar’, é promovido pela APPEUC, com o apoio do Governo dos Açores, tendo Paulo Teves destacado a importância do papel que os professores de Português desempenham na Diáspora.

Para Paulo Teves, “além da atividade do ensino da língua, são fiéis embaixadores da Portugalidade e, em especial na América do Norte, da Açorianidade, contribuindo para a afirmação da Lusofonia no mundo”.

“Mas esta missão pode e deve congregar mais atores”, afirmou o Diretor Regional, acrescentando que a comunidade açoriana residente no Canadá “tem assumido, ao longo dos anos, uma importância ímpar que deve ser reconhecida e, paralelamente, estimulada para, cada vez mais, haver uma maior, participação nesse objetivo”.

No âmbito da deslocação ao Canadá, Paulo Teves visitou também a Holy Spirit Catholic School, onde reuniu com o Waterloo Catholic District School Board, num encontro em que salientou o mérito do trabalho desenvolvido nas suas 45 escolas primárias e cinco do ensino secundário, através de um programa gratuito de línguas internacionais.

Ao abrigo deste programa, a Holy Spirit Catholic School oferece cursos de língua espanhola, italiana, polaca e portuguesa, sendo este último frequentado por mais de 150 alunos.

O Diretor Regional das Comunidades reúne-se, hoje, com a comunidade açoriana, no Clube Português de Cambridge e, no domingo, para além de estar presente no encerramento do XXIII Encontro de Professores de Português, participará nas Festas do Divino Espírito Santo do Império Mariense de Cambridge.



GaCS

Sem comentários: