quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Secretária da Educação ultima Plano Regional de Leitura



A Secretária Regional da Educação e Formação reúne quinta-feira, em Lisboa, com o novo Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, para ultimar o arranque do projecto nos Açores.

No encontro, agendado para as 11 horas, será definido, entre outras coisas, a data da assinatura de um protocolo entre a SREF e a Comissão Nacional do Plano de Leitura, que permitirá por em marcha o projecto no arquipélago.

Após a assinatura deste protocolo, a SREF terá 60 dias úteis para apresentar um plano de desenvolvimento, com a calendarização de todas as actividades a realizar nas ilhas.
Para a Secretária Regional da Educação e Formação esta reunião de trabalho representa um momento importante para “um projecto há muito desejado” e que visa “estimular e elevar os níveis de literacia dos açorianos”.

“Estamos já a adaptar ao contexto açoriano algumas questões e só não avançamos mais cedo com o protocolo porque tivemos de aguardar a nomeação do novo comissário do Plano Nacional de Leitura, cargo que era anteriormente desempenhado pela actual Ministra da Educação”, afirmou Lina Mendes.

Segundo explicou a governante, ficarão definidas no protocolo as modalidades de cooperação entre as várias entidades envolvidas, o apoio técnicos dado às instituições educativas, a aquisição de livros recomendados, o desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares na região, bem como as campanhas de incentivo à leitura destinadas quer à população em geral, quer às crianças e jovens.

Lina Mendes afirmou, ainda, que a tutela tem trabalhado para escolher a melhor imagem gráfica para o projecto e procedido ao levantamentos de livros e autores açorianos a integrar na lista do plano.

O Plano Regional da Leitura, à semelhança do projecto nacional, tem como objectivo central elevar os níveis de literacia no arquipélago, criando um ambiente social favorável ao desenvolvimento de competências no domínio da leitura e da escrita. Pretende-se, ainda, alargar os hábitos de leitura, designadamente entre a população em idade escolar.


GaCS/RM

Sem comentários: