O Governo dos Açores fixou em 100 o número máximo de jovens a admitir, no próximo ano, ao Programa EURODISSEIA no arquipélago.
Nos termos de um despacho do Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, hoje publicado em Jornal Oficial, esse número global será igualmente repartido por jovens açorianos que realizarão estágios noutras regiões participantes (50) e por jovens oriundos de outras regiões participantes que realizarão estágios nos Açores.
O Programa EURODISSEIA é uma iniciativa da Assembleia das Regiões da Europa e tem como objectivo estabelecer o intercâmbio de jovens, entre os 18 e os 30 anos de idade, das diferentes regiões europeias através da frequência de um estágio profissional.
Nos Açores, o Programa EURODISSEIA é promovido pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, e o seu regulamento foi aprovado pelo Despacho Normativo n.º 10/2010, de 9 de Fevereiro.
O programa tem como objectivo a promoção do acolhimento de jovens provenientes das restantes regiões participantes, proporcionando-lhes um estágio de formação profissional em entidades públicas e privadas dos Açores, bem como a participação de jovens açorianos em estágios promovidos pelas entidades coordenadoras do Programa EURODISSEIA noutras regiões da Europa.
Os estágios de formação profissional nos Açores têm a duração mínima de cinco e máxima de seis meses, nos quais se inclui a aprendizagem da língua, da cultura, da realidade socioeconómica dos Açores e a realização de um estágio profissional.
GaCS/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário