Um grupo de jovens açorianos partiu hoje para Bruxelas onde, amanhã, fará, a deputados do Parlamento Europeu, a apresentação das conclusões dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto “Tu és Europeu”.
O projecto “Tu és Europeu - como podes influenciar as decisões da União Europeia”, da iniciativa do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, no âmbito do “Programa Juventude em Acção”, decorreu na Ilha do Pico, de 7 a 9 de Outubro, contou com a participação de cerca de 40 jovens que, em conjunto com os deputados do Parlamento Regional, a quem coube o papel de moderadores dos workshops, os dois eurodeputados açorianos e membros do Governo dos Açores, debateram temas como “A Cidadania Europeia na Ultraperiferia”; “A Participação dos Jovens na Política Regional”; “Políticas Públicas de Juventude, Empreendedorismo e Voluntariado”; e “Diversidade Regional e as Políticas de Igualdade de Oportunidades”.
A iniciativa, destinada a jovens açorianos com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, teve o propósito de desenvolver formas inovadoras e eficientes para o envolvimento dos jovens nas temáticas europeias, sensibilizando e incentivando a reflexão sobre os seus direitos, com vista a reforçar o seu papel na vida pública.
O Projecto “Tu és Europeu” serviu para a criação de um amplo espaço de debate gerador de um sentimento de partilha de conhecimentos, ideias, experiências, e metodologias, e, por essa via, incentivador da criação de projectos de parceria com outros jovens.
Das várias propostas que os jovens açorianos vão apresentar em Bruxelas, destacam-se as que incidem nas áreas da saúde, ambiente, empreendedorismo e combate ao desemprego jovem.
Na área da Saúde, mereceu destaque a proposta para a criação de um Gabinete de Jovens Utentes, direccionado para o fornecimento de informações para a prevenção da saúde, que promova a “abordagem de assuntos problemáticos como as doenças sexualmente transmissíveis, os distúrbios alimentares, a toxicodependência”, entre outros.
O emprego mereceu a atenção dos jovens. Para esta área consideram fundamental que se continue a apostar e a investir nos programas de estágios com o desígnio de proporcionar aos jovens a sua integração no mercado de trabalho com o êxito que todos desejam.
O Ambiente, por sua vez, esteve na preocupação dos participantes no debate, que apontam no sentido de um caminho para uma “sociedade mais instruída em matéria ambiental”, apontando como exemplo de actuação concreta “a integração nos planos de estudo das escolas, em todos os ciclos, a disciplina de “Educação Ambiental”.
A aposta na formação profissional para os jovens com baixas qualificações, foi mais uma das preocupações dos jovens participantes na iniciativa que, para além desta, apontam, ainda, a necessidade do reforço dos apoios e incentivos à contratação de jovens licenciados e pós-graduados, sem esquecer o reforço dos apoios e incentivos ao empreendedorismo jovem e, consequentemente, a criação de empresas da iniciativa de jovens; o combate ao recurso abusivo e ilegal da contratação a prazo e dos contratos de prestação de serviços, através do incremento das actividades de fiscalização.
Para os jovens que participaram no Projecto “Tu és Europeu” ficou clara a ideia de relevar a “importância de iniciativas deste género, para que se continue a debater as questões europeias” e a necessidade de “formação adequada para os dirigentes associativos”, à qual se “deve acrescentar o incentivo ao aparecimento de mais grupos informais de jovens, com capacidade empreendedora no desenho de projectos de âmbito europeu que reforcem a presença e a participação dos Açores na esfera europeia”.
Os jovens participantes nos três dias de debate “desafiaram” os decisores políticos regionais em geral e muito particularmente a Direcção Regional da Juventude e os deputados presentes, para que “continuem a acarinhar iniciativas que promovam a “troca de ideias entre os jovens sobre a temática europeia”, acrescentando que “aplaudem todas as acções que promovam o contacto directo com os decisores e protagonistas políticos europeus, dentro e fora da região”, de modo a que, através deles, se “promovam os Açores junto das instituições europeias, dando conta das suas potencialidades e especificidades geográficas, económicas e sociais”.
O projecto “Tu és Europeu”, que se integra no Programa “Juventude em Acção”, da responsabilidade da Comissão Europeia, e que tem como objectivo estimular o sentido activo de cidadania europeia, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus, envolvendo-os na construção do futuro da União Europeia, fica concluído com a deslocação a Bruxelas, a qual se realiza a convite do Eurodeputado Luis Paulo Alves.
GaCS/LFC
Sem comentários:
Enviar um comentário