O Parque Natural do Faial, estrutura da Secretaria Regional do Ambiente, surgiu com o intuito de fazer uma melhor gestão das áreas ambientais protegidas da ilha constituindo, desta forma, a unidade de gestão das áreas protegidas.
Esta estrutura permite a gestão do território, orientada para a conservação da biodiversidade e geodiversidade bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar dos residentes.
Englobando cerca de 17,5 % da área total do Faial, essas áreas encontram-se classificadas segundo quatro categorias da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Estas áreas fazem-se acompanhar de alguns pontos importantes de interpretação e contemplação, que permitem ao visitante descobrir a biodiversidade oferecida por um património natural único em todo o mundo. Destacam-se, assim, cinco centros de interpretação, os seis trilhos pedestres e os miradouros para contemplação em alguns locais privilegiados do Parque Natural do Faial.
Com o objectivo de dar a conhecer e criar um sentimento de que o Parque Natural do Faial é de todos e para todos, foram programadas várias iniciativas, de carácter gratuito, que decorrem desde Novembro e deverão prolongar-se até ao mês de Abril.
Assim, no próximo dia 11, será realizado um percurso pedestre, com o intuito de mostrar a recente recuperação da levada e descobrir o azevinho endémico dos Açores. Pelas 17h00, o Parque Natural convida os interessados a tomar o chá das cinco no Jardim Botânico, e a assistir a uma palestra com o tema " A História do Chá nos Açores". Neste sábado haverá, ainda, na Fábrica da Baleia, visitas guiadas com o tema "explorar a vida nos oceanos", promovidas pelo Observatório do Mar dos Açores.
No fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro, entre as 14h00 e as 17h30, é a vez do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos abrir as suas portas gratuitamente. Neste dia serão efectuadas visitas "experimentadas". Aqui, o visitante terá ao seu dispor actividades experimentais ao longo do percurso, apoiadas pelo novo roteiro de visita autónoma.
Nos fins de semana de 5 e 11 de Março, e em parceria com a Hortaludus, estão previstos roteiros a cavalo dentro do Parque Natural do Faial.
Destaque ainda para a exposição "Evolução: resposta a um planeta em mudança", patente ao público até ao final de Abril, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Esta exposição apresenta também a evolução da vida até à actualidade, com fósseis representativos dos grupos mais importantes, tais como, as trilobites, fósseis vegetais e dinossáurios.
GaCS/SF/SRAM
Sem comentários:
Enviar um comentário