À semelhança do que aconteceu nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge e Pico, a ilha das Flores vai ter um Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, que tem como objectivo assegurar uma resposta imediata de suporte às vítimas, numa lógica de co-responsabilização de todas as entidades intervenientes, nas diferentes dimensões do fenómeno da violência doméstica.
Recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das situações de violência doméstica, identificar e qualificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas às problemáticas aferidas são outros dos objectivos destes novos instrumentos de apoio, que congregam entidades públicas e privadas locais, com intervenção directa e indirecta na problemática.
A iniciativa insere-se no âmbito do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, o qual prevê a criação de respostas organizadas em rede, ao nível de ilha ou de concelho, particularmente nas ilhas onde ainda não existem respostas especializadas para esta problemática.
Com vista à implementação do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica na ilha das Flores, a Directora Regional da Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar, homologou hoje, na Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, diversos protocolos de cooperação com várias entidades, num evento que contou com as presenças de representantes da Direcção Regional de Habitação, do Instituto de Acção Social, do Comando Regional dos Açores da Polícia de Segurança Pública, do Centro de Saúde das Flores, da Escola Básica e Secundária das Flores, da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, bem como do Centro de Bem-Estar Social da Paróquia de Santa Cruz das Flores.
Paralelamente vai ser apresentado hoje à tarde, na Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, o Programa de Reabilitação de Agressores-Contigo, que será, igualmente, implementado naquela ilha.
O evento conta ainda com as presenças dos representantes da Direcção Geral de Reinserção Social, do Instituto de Acção Social e da Polícia de Segurança Pública.
GaCS/SM
Sem comentários:
Enviar um comentário