terça-feira, 1 de março de 2011

Juntos na valorização do ananás dos Açores



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reuniu, esta terça-feira, com os vários agentes da cadeia de valor do ananás, no sentido de se implementarem e desenvolverem as linhas estratégicas do plano de valorização deste fruto.

No final do encontro, Noé Rodrigues anunciou a criação de uma comissão de acompanhamento da produção de ananás constituída por representantes do Governo dos Açores, Universidade dos Açores e INOVA e um representante dos produtores no sentido de trabalharem para reforçar a qualidade da sua produção e comercialização.

Neste encontro foram ainda debatidas e analisadas as questões relacionadas com o edifício jurídico de protecção das estufas de produção de ananás, o processo de atribuição de apoios à produção e o controlo da qualidade do ananás produzido de forma a atribuir-lhe a designação de DOP (Denominação de Origem Protegida).

O ananás dos Açores, com Denominação de Origem Protegida (DOP) reconhecida, é um produto fortemente associado à imagem da Região, com significativa importância histórica e económica, dada a sua qualidade diferenciada e o seu elevado valor gastronómico, paisagístico e cultural.



GaCS/MS

Sem comentários: