O Secretário Regional da Saúde anunciou, ontem, que abrirão em Janeiro as primeiras farmácias em unidose nos hospitais de Angra e Ponta Delgada, permitindo diminuir os custos com os medicamentos.
No discurso proferido no debate do Plano e Orçamento da Região para 2012, Miguel Correia disse que deste modo, todas as pessoas que forem ao hospital poderão pagar apenas a quantidade de medicamentos que efectivamente precisarem, ou seja, pouparão só por esse facto mais de 10% em todos os medicamentos.
Além disso estarão sempre disponíveis os medicamentos ao preço mais em conta de modo a diminuir ainda mais a factura aos nossos doentes.
“Esta é uma medida arrojada a nível nacional, marcante da política de saúde regional e que trará grande benefício ao povo açoriano”, observou o Secretário da Saúde.
Miguel Correia anunciou também que os serviços de deslocação de doentes vão ser reorganizados de modo a encurtar o tempo que passam fora das suas ilhas, em tratamentos e consultas, fazendo coincidir, se possível na mesma viagem, todos os actos, quer de diagnóstico, quer de consulta ou cirurgia.
Ao nível de tratamento com opiáceos de substituição, será afectada mais uma carrinha à ilha de S. Miguel, que passará a ter duas equipas, abrangendo mais concelhos e mais pessoas e será implementada, também essa terapêutica no Faial e no Pico, com o funcionamento pleno do Centro de Aditologia da Horta.
Nos últimos anos, disse Miguel Correia, “mais que duplicámos a capacidade de tratamento com opiáceos de substituição numa estratégia que se tem revelado de grande sucesso no acompanhamento e na reabilitação de muitas pessoas”.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário