terça-feira, 13 de novembro de 2012

“Governo pronto a avançar” com Contrato para Criação de Emprego com a Universidade, anuncia Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores vai reunir já esta semana com a Universidade dos Açores para a definição dos aspetos concretos do Contrato para a Criação de Emprego e Crescimento Económico a firmar entre a Região e a instituição de Ensino Superior, anunciou hoje o Presidente do Governo.

“O Governo dos Açores está pronto a avançar. O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura vai reunir com o Reitor ainda esta semana para começar a trabalhar nos pormenores desta parceria”, adiantou Vasco Cordeiro, após uma audiência que decorreu em Ponta Delgada.

Segundo disse, este contrato com a UAç envolve três áreas fundamentais, a primeira das quais a melhoria da informação entre o Governo e a Universidade, no sentido de dar a conhecer à instituição as opções de desenvolvimento que vão ser seguidas no futuro pelo Governo Regional.

O segundo aspeto está relacionado com a melhoria da transferência dos resultados da investigação que a UAç realiza para benefício das empresas açorianas, enquanto a terceira vertente prevê que, por cada euro que a Universidade dos Açores obtenha como receita da investigação que realiza, o Governo igualará com um euro, até um montante de cerca de cinco a seis milhões de euros anuais.

“Este Contrato para a Criação de Emprego e Crescimento Económico é exatamente um contrato, em que o Governo está disponível para dar algo à Universidade em troca de algo que a Universidade dá à sua Região”, adiantou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro salientou, ainda, que esta não constitui uma forma de duplicar investimentos, já que, no que tem a ver com investigação que já é contratada pelo Governo, não se duplicam as verbas envolvidas.

Após o encontro com o Reitor da instituição, Vasco Cordeiro reafirmou, assim, o propósito de manter uma parceria muito próxima com a Universidade dos Açores.

Entre 2008 e 2011, essa parceria entre a Região e a Universidade dos Açores envolveu, a vários níveis, uma verba que se aproximou dos 18 milhões de euros, montante que cumpre o objetivo de ter nesta instituição um parceiro efetivo para o desenvolvimento da Região.



Anexos:
2012.11.13-PGR-AudiênciaReitorUniversidade.mp3


GaCS

Sem comentários: