quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Debate sobre a sociedade é tarefa de todos os açorianos, defendeu Maria da Graça Teixeira
A Diretora Regional da Educação, Maria da Graça Teixeira, defendeu hoje, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, que "os debates sobre a sociedade que temos e que queremos e a que podemos construir é tarefa de todos nós".
Maria da Graça Teixeira falava, em representação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, na sessão de abertura do IX Encontro de Sociologia dos Açores, que visa refletir e debater os desafios que se colocam atualmente a Portugal e aos Açores, particularmente ao nível da evolução demográfica.
A Diretora Regional considerou que se trata de um cenário pouco animador e preocupante, “tendo em conta, por toda a Europa, que a Taxa de Fecundidade é inferior ao limiar da renovação de gerações, cerca de 2,1 crianças por mulher, e em muitos Estados membros passou mesmo a ser de 1,5 crianças por mulher”.
Nesse sentido, realçou que a temática em análise é importante, não só pelos problemas que já se fazem sentir na curva demográfica, como ainda pelo facto de se ter consagrado 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
Sensibilizar as sociedades para o contributo socioeconómico que podem prestar na promoção do envelhecimento ativo de cidadãos “é um desafio de relevo para governantes, instituições e a própria sociedade civil, uma vez que abrange áreas tão diversas como o emprego, os cuidados de saúde, os serviços sociais, a educação de adultos, o voluntariado, a habitação, a informática e os transportes, para que se implementem medidas que criem oportunidades efetivas", salientou a Diretora Regional.
Maria da Graça Teixeira felicitou a Universidade dos Açores pela organização do evento, salientando que a academia açoriana “tem já empreendido, nesta e em muitas outras áreas, este saber em prol do conhecimento e do desenvolvimento científico e cultural” dos Açores.
Anexos:
2012.11.22-DRE-IXEncontroSociologiaAçores.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário