domingo, 11 de novembro de 2012
Casas do Povo dos Açores são “verdadeiros pólos de desenvolvimento comunitário”
A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, considerou ontem à noite as casas do povo existentes nos Açores de “verdadeiros pólos de desenvolvimento comunitário”, que através de ações de carácter social, cultural, desportivo e até económico visam “a promoção das suas comunidades, a melhoria das condições de vida das cidadãs e dos cidadãos e o bem-estar social”.
Segundo acrescentou, à semelhança das misericórdias e outras instituições particulares de solidariedade social, as casas do povo- que são cerca de 110 nos Açores- constituem “parceiros estratégicos do Governo Regional na promoção da inclusão social, e consequentemente na promoção do desenvolvimento e coesão social dos territórios onde estão inseridas”.
Natércia Gaspar, que falava em representação do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, na comemoração do 40º aniversário da Casa do Povo da Vila de São Sebastião, na ilha Terceira, reiterou o apelo do Chefe do Executivo Açoriano para a “cooperação necessária com vista a dar respostas às pessoas e às famílias mais vulneráveis, para que com aquilo que já construímos, fazermos mais e melhor”.
Uma missão, que no entender da Diretora Regional “é de todos”, demonstrando-se ainda convicta de que “serão as instituições comunitárias e não-governamentais as primeiras a participarem proactivamente neste esforço conjunto de cooperação para a melhoria dos serviços prestados, colocando ao dispor meios e recursos para não deixar ninguém para trás”.
“Todos conhecemos a atual conjuntura económica do país. A República já anunciou cortes nas transferências para a Região, que exigem de todos nós a conjugação de esforços no sentido de evitar que estas restrições impostas pelo país afetem o nível e a dimensão de apoios atualmente prestados nos Açores, em particular às pessoas e às famílias em situação de maior vulnerabilidade”, acrescentou, lembrando que a “Região possui hoje uma rede regional de equipamentos e medidas de apoio social ímpares no panorama nacional, que foi construída em parceria com as instituições, com o empenho e o voluntariado dos seus dirigentes, com o profissionalismo e a massa crítica dos seus colaboradores”.
“Hoje mais do que nunca somos chamados a exercer a nossa cidadania”, destacou, dando como exemplo o voluntariado”.
Na ocasião, a Diretora Regional enalteceu ainda o “grande espírito de missão” dos corpos gerentes da Casa do Povo da Vila de São Sebastião, na ilha Terceira, afirmando-se como “um pólo dinamizador e congregador desta comunidade, em parceria com as restantes instituições locais”.
No dia em que a instituição assinala 40 anos de existência, a Diretora Regional, em nome do Presidente do Governo dos Açores, felicitou também a Casa do Povo pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário