sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Governo dos Açores cria Programa José Medeiros Ferreira

O Governo dos Açores aprovou a criação do Programa José Medeiros Ferreira, que visa a atribuição de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação em instituições de “reputada qualidade e prestígio no âmbito do ensino especializado em assuntos europeus”.

A resolução do Conselho do Governo, publicada hoje em Jornal Oficial, considera ser “um forte motivo de orgulho” para os Açorianos que tenha sido José Medeiros Ferreira, enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros, a "preparar e formalizar o pedido de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia”.

Para o Governo dos Açores, ainda segundo aquela resolução, constitui uma prioridade para a Região “potenciar a preparação técnica da ação de entidades regionais e a integração de Açorianos nas instituições da União” através da “formação de quadros especializados”.

O novo programa aplica-se a cursos que "tenham sido objeto de acordo escrito” com o Governo dos Açores que preveja a atribuição de uma bolsa destinada a comparticipar, parcial ou integralmente, os encargos com propinas e alojamento, incluindo ainda uma viagem de ida e volta entre a Região e o local do curso.

A atribuição da bolsa “José Medeiros Ferreira” prevê, como contrapartida, que os beneficiários apresentem relatórios sobre o curso, elaborem trabalhos sobre matéria de interesse relevante ou específico para a Região e estejam disponíveis para a participação em iniciativas promovidas pelo Governo dos Açores.

No âmbito deste programa, o Governo dos Açores tem já celebrado um acordo para a atribuição de uma bolsa de estudo para a frequência de um curso de pós-graduação no Colégio da Europa, a primeira instituição de ensino privado especializado em assuntos europeus e uma das mais reputadas internacionalmente, que acolhe anualmente cerca de 400 estudantes de 56 países nos campus de Bruges, na Bélgica, e de Natolin, na Polónia.

O prazo de candidatura do curso de pós-graduação em Estudos Europeus para ano letivo 2014/2015 decorre até 15 de janeiro, abrangendo as áreas de Direito, Economia, Política e Administração, Relações Internacionais e Diplomáticas e Estudos Europeus Interdisciplinares.

Os candidatos devem possuir um mestrado no âmbito do processo de Bolonha (ou equivalente), com média final igual ou superior a 13 valores, e ter domínio das línguas francesa e inglesa, tanto escrito como falado.

Depois de admitida a candidatura, o processo segue os termos do regulamento geral, competindo ao Comité de Seleção em Portugal a decisão de admissão ao Colégio da Europa, após a prestação de provas perante um júri que contará com um representante da Região. 

Podem candidatar-se à bolsa “José Medeiros Ferreira”, a atribuir pela Região, aqueles que, tendo concorrido à frequência de um curso de pós-graduação no Colégio da Europa, tenham até 30 anos de idade e residam há pelo menos três anos na Região, onde deverão ter realizado e concluído o ensino secundário ou, excecionalmente, o terceiro ciclo do ensino básico.

Para mais informações, os interessados deverão consultar o portal do Governo dos Açores, em www.azores.gov.pt, e o portal do Colégio da Europa, emwww.coleurope.eu, ou contactar os serviços do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através do email ssrpre@azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: