quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Governo disponível para analisar propostas "realistas, concretas, objectivas e atempadas" dos partidos para o Plano e Orçamento para 2011




"O Governo dos Açores, tem procedido, nos últimos dias, a um diálogo construtivo com diversos Partidos, no sentido de analisar eventuais propostas a incluir no Plano e Orçamento para 2011", afirmou hoje, em declarações aos jornalistas, o Vice-Presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, após uma conferência proferida a convite do Rotary Clube de Ponta Delgada.

"Estamos, como sempre estivemos, disponíveis para aperfeiçoar os documentos apresentados pelo Governo, estudando e analisando com rigor todos os contributos que visam consolidar a concretização dos objectivos definidos como prioritários nos instrumentos orçamentais e de planeamento para o próximo ano, nomeadamente as medidas do apoio às empresas e famílias açorianas num quadro de estabilidade e equilíbrio orçamental", acrescentou Sérgio Ávila.

O Vice-Presidente do Governo classificou como uma "tristeza" o contributo do PSD para o Plano e Orçamento. "Este partido limita-se a repetir as propostas do Governo, sem acrescentar qualquer contributo válido, limitando-se, à falta de ideias melhores, a aumentar apenas a proposta do Governo". Segundo Sérgio Ávila, "onde propomos 20, o PSD diz 40, onde dizemos 40 o PSD propõe 80, sem qualquer responsabilidade e esquecendo-se que os mesmos apenas se limitam a propor sempre mais. São os mesmos que quando estavam no Governo nunca se lembraram de implementar qualquer destas medidas de apoios às famílias e empresas".

O Vice-Presidente do Governo, considerou que está também "surpreendido com a total irresponsabilidade e desconhecimento da realidade do PSD-Açores que, no último mês, já anunciou números tão diversos sobre o eventual aumento das receitas da Região em 2011. Já vi a líder do PSD afirmar que " a região perde 20 milhões de euros, depois que irá receber mais 60 milhões de euros, e depois mais 55 milhões, 50 milhões, depois passou para 40 milhões, e agora já vai em 30 milhões" mudando de valores como quem muda de roupa", salientou Sérgio Ávila.

"A realidade dos factos é só uma", segundo o Vice-Presidente do Governo, "os Açores em 2011 irão dispor de uma receita orçamental sensivelmente idêntica ao ano anterior, conforme demonstramos de forma objectiva na proposta de orçamento para 2011. Com base nesta realidade, estamos já a analisar os contributos já disponibilizados pelo PP e a CDU, para melhorar ainda a aplicação desses recursos".

"Estamos totalmente disponíveis para que também o PSD participe neste esforço, desde que apresentem a tempo e com boas propostas concretas, objectivas e realistas de concretizar, as opções estratégicas definidas, e não se limitem, como nos anos anteriores, a apenas à última da hora e de forma apressada e impreparada a apresentarem propostas de alteração, concluiu Sérgio Ávila.


GaCS/SF/VPGR

Sem comentários: