terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Carlos César anuncia nova linha de financiamento para o setor agrícola


O Governo dos Açores lançou recentemente uma Linha de Compensação Financeira que permitiu uma restruturação de divida no setor agrícola superior a 84 milhões de euros e um financiamento complementar de mais 2,5 milhões.



Dadas as grandes vantagens que isso trouxe ao setor, e em concertação com a Federação Agrícola, Carlos César anunciou hoje que o Governo dos Açores está a ultimar o lançamento de uma Linha de Compensação Financeira II, destinada sobretudo a preencher o período de 2009 a 2011, um período de 34 meses, com um propósito semelhante à anterior e que constituirá um elemento essencial de redinamização do setor.


O Governo conta operacionalizar essa Linha de Compensação Financeira II durante o próximo mês para que possa estar rapidamente disponível para os agricultores açorianos.


O anúncio foi feito por Carlos César após ter recebido em audiência no Palácio de Sant`Ana a Federação Agrícola dos Açores.


Apesar das dificuldades que se registam em diversos setores, no setor agrícola é onde se regista maior estabilidade do ponto de vista da sua atividade e do seu rendimento mas, segundo o Presidente do Governo, “detetamos hoje aqui também que é preciso prosseguir uma política que facilite o acesso dos empresários agrícolas ao crédito, quer do ponto de vista da restruturação das suas dividas, quer da disponibilidade do Fundo de Maneio quer de financiamento para novos projetos que vão sendo entretanto aprovados no âmbito dos programas de apoio ao setor.


Outras linhas de crédito têm tido uma boa repercussão no setor, como a linha de crédito ao Fundo de Maneio da exploração agrícola, que abrangeu quase 3 milhões de euros.


“Nós estamos nesta área procurando, em conjugação com a Federação Agrícola, contornar os constrangimentos do financiamento bancário”, disse Carlos César e acrescentou que o Governo dos Açores está muito interessado em “prosseguir a política que temos vindo a fazer em conjunto com os nossos produtores agrícolas, para aumento das nossas exportações e substituição das nossas importações através do incremento da atividade agrícola e da melhoria dos circuitos de comercialização”.



GaCS

Sem comentários: