sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cientistas e parceiros políticos do Projeto Net-Biome reúnem-se em Paris


Representantes das Secretarias Regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e do Ambiente e do Mar, participaram, em Paris, na conferência final do Net-Biome, na qualidade de parceiros do projeto. Estiveram presentes no evento peritos em biodiversidade das regiões e territórios ultraperiféricos da Europa, bem como protagonistas nas políticas regionais, nacionais e europeias na área de investigação.



Este grupo, que reuniu nos dias 15 e 16 de Fevereiro, consolidou o trabalho elaborado nos últimos cinco anos de existência do Net-Biome e dialogou sobre o caminho futuro, já que o financiamento do Consórcio Net-Biome termina no final do mês de Fevereiro.


Durante a conferência final e reuniões paralelas dos comités responsáveis pela implementação do projeto foi traçado o futuro da rede e foram definidas as estratégias para continuar o trabalho em gestão da biodiversidade, como base ao desenvolvimento sustentável nas regiões e territórios ultraperiféricos.


Nos Açores, o projeto Net-Biome tem sido acompanhado pelas Secretarias Regionais da Ciência, Tenologia e Equipamentos e do Ambiente e do Mar.


Recorde-se que fruto do lançamento do primeiro concurso do Net-Biome para investigação em biodiversidade tropical e subtropical, foram aprovados quatro projetos transnacionais com equipas açorianas, que terão o seu início no próximo mês de Março.


A próxima reunião da rede ocorrerá no final deste semestre nos Açores, altura em que se procederá à assinatura de um memorando de entendimento entre todos os parceiros, para se dar continuidade às atividades da Rede Net-Biome. Entretanto, decorrerá o anúncio da abertura do segundo concurso para apoios de projetos de investigação.


O Net-Biome é um projeto regional constituído por um consórcio de 11 parceiros, representando as entidades regionais ou territoriais europeias, tropicais, periféricos e ultramarinos, dos cinco Estados-Membros – França, Holanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.



GaCS

Sem comentários: