quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Livro de banda desenhada conta a história da floresta açoriana


“Uma Floresta com História” é o título de um livro de banda desenhada, hoje apresentado no recém-criado Centro de Divulgação Florestal, do Núcleo Florestal das Fontinhas, na ilha Terceira.



Trata-se de uma iniciativa do Governo Regional, a partir de uma ideia do Serviço Florestal da Terceira, em parceria com o Colégio de Santa Clara, de Angra do Heroísmo, com texto de Ana Bretão, professora naquela instituição de ensino.


As diretoras regionais da Educação e Formação, Maria da Graça Teixeira, e dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, estiveram presentes na apresentação do livro, que contou com as presenças de outras entidades e de crianças do colégio referido.


Na ocasião, Anabela Isidoro disse que a obra pretende “dar a conhecer os marcos mais importantes da história da floresta açoriana, desde a altura dos descobrimentos até aos nossos dias”.


Na publicação, o “Vivota”, a mascote do Centro de Divulgação Florestal do Núcleo Florestal das Fontinhas, acompanhado pelo seu amigo “Pio”, guiam o leitor ao longo de 28 páginas, numa retrospetiva histórica desde a chegada dos primeiros povoadores às ilhas, focando-se os principais aspetos marcantes da evolução do coberto florestal ao longo dos séculos, nos Açores em geral, e na ilha Terceira em particular.


Recorrendo a imagens apelativas e textos cuidados, são abordados períodos como o da sobre-exploração das florestas primitivas, a exploração florestal como suporte de atividades económicas, a chegada dos serviços florestais aos Açores, os incentivos à florestação e a domesticação de algumas espécies da floresta natural, agora em curso.


De uma forma descontraída, mas não fugindo ao rigor dos fatos, abordam-se assuntos muito sérios e sensibiliza-se quem lê a obra para a importância de preservar o património natural dos Açores.


Sobre as atividades previstas para o Centro de Divulgação Florestal, a Diretora Regional disse que já existem contactos para visitas, nomeadamente por parte de muitas escolas.


Para já, elucidou, “vamos dar seguimento à exposição temática que está montada no Centro e divulgar o livro” hoje lançado, junto das crianças que visitarem aquela estrutura.



GaCS

Sem comentários: