segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

“Remédio Santo” em III Encontro no Museu de Angra do Heroísmo


O Museu de Angra do Heroísmo leva a cabo, no próximo sábado, dia 25 de fevereiro, um encontro subordinado ao tema "Remédio Santo: preceitos da farmacopeia tradicional", que terá lugar no auditório desta instituição, das 15h00 às 17h30. Tal encontro decorre no âmbito do programa de dinamização da exposição Santos e Devotos, patente na sala do Capítulo e na Igreja de Nossa Senhora da Guia até 8 de Abril.



Chás, xaropes, mezinhas e unguentos com nome de santos ou associados ao seu culto servem de pretexto para uma conversa informal sobre a farmacopeia tradicional e para uma troca de receitas usualmente adotadas para curar indisposições e maleitas.


A mesma será dinamizada pelo Padre Francisco Dolores Borges e por alunos da Academia da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Angra, que darão testemunho dos tempos em que os remédios não se aviavam na farmácia e eram feitos na cozinha, recorrendo ao que havia no campo, no pomar, na horta e na adega.


Às 14h30 horas, realizar-se-á uma visita guiada à exposição Santos e Devotos, que inclui peças de imaginária e pintura de notável valor artístico, bem como outros objetos religiosos ligados à prática do sagrado, como sejam presépios, registos e ex-votos.



GaCS

Sem comentários: