quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Governo dos Açores promove encontros de sensibilização e mobilização para os objetivos do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo


O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações (AEEASG) assinala-se no corrente ano de 2012, declarado pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia. O objetivo é promover uma cultura de envelhecimento ativo apelando, entre outros, aos valores da solidariedade, da não discriminação, da independência e da participação.



Trata-se de um objetivo assumido pelo Governo Regional dos Açores que, através da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social, promove um conjunto de encontros de trabalho com organizações públicas e privadas para mobilizá-las em torno das metas do AEEASG.


Os encontros têm inicio hoje, dia 29 de fevereiro, e prolongam-se pela primeira quinzena de março em todas as ilhas dos Açores. Para além de sensibilizarem para a temática, visam a construção de um Programa Regional participado e que reflita o contributo de todas as entidades interessadas.


Em sintonia com o Programa de Ação emanado pela Comissão Nacional de Acompanhamento do AEEASG, onde a Região está representada, as iniciativas a promover deverão ser enquadradas em cinco eixos: Emprego, Trabalho e Aprendizagem ao Longo da Vida; Saúde, Bem-estar e Condições de Vida; Solidariedade e Diálogo Intergeracional; Voluntariado e Participação Cívica; e Conhecimento e Sensibilização Social.



GaCS

Sem comentários: