quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esclarecimento da Secretaria da Saúde sobre deslocação de doentes das Flores


Em resposta às declarações do deputado do CDS/PP da ilha das Flores, feitas hoje à Comunicação Social, a Diretora Regional da Saúde sublinha que a prioridade do Serviço Regional de Saúde tem sido no sentido de aumentar a deslocação de especialistas hospitalares evitando que as pessoas tenham de sair da sua própria ilha.


De igual modo, tem havido um crescimento de consultas de espacialidade, a doentes provenientes de outras ilhas, sobretudo das primeiras consultas.

Sofia Duarte sublinha que estas soluções têm constituído uma permanente preocupação no Serviço Regional de Saúde.

As deslocações que se têm verificado para consultas no sector privado são situações excecionais e justificáveis e são uma opção do próprio doente com a concordância do centro de saúde em causa.

Trata-se de uma facilidade que coloca os cidadãos das Flores, ou de outra ilha, em pé de igualdade com quem vive nas ilhas com hospital e opta por uma consulta no sector privado.

Nestas circunstâncias o Serviço Regional de Saúde paga as deslocações e a diária, segundo o estabelecido no regime de deslocação de doentes, tendo depois a pessoa o direito ao respetivo reembolso, tal como quem vive nas ilhas com hospital.



GaCS

Sem comentários: