segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Direção Regional da Saúde diz que caso de dengue tratado na Terceira foi contraído na Madeira, não há razão para apreensão nos Açores


A Direção Regional da Saúde (DRS) informou que, segundo dados do Hospital da Terceira, o caso de dengue que surgiu nesta ilha dos Açores foi detetado num indivíduo que se deslocou à Madeira, onde foi infetado.

Para a DRS, não há razão para apreensão, uma vez que a doença não se transmite de pessoa para pessoa e, tal como tem sido várias vezes referido, a doença só é contraída pela picada do mosquito 'aedes aegypti'.

Toda a informação disponível indica que o mosquito vetor desta doença não existe nos Açores e não é provável que venha a existir, tendo em conta as caraterísticas do clima do arquipélago.

Segundo a direção clínica do Hospital da Terceira, o doente já teve alta e encontra-se bem, estando a ser acompanhado pelos serviços do hospital.

A Direção Regional da Saúde está a acompanhar o caso e voltou a alertar todos os hospitais e unidades de saúde para seguirem as normas que foram em tempos emitidas sobre esta matéria, comunicando de imediato qualquer caso ou suspeita que venha a surgir.

No mesmo sentido, a DRS deu orientações ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira para averiguar as razões que levaram à não comunicação deste caso.



GaCS

Sem comentários: