sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vasco Cordeiro defende papel da RTP/Açores na construção da identidade regional


O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que pretende cumprir a proposta de criação de uma empresa regional para assegurar o serviço público de rádio e televisão, mas lembrou que essa concretização depende de uma série de pressupostos a garantir pelo Governo da República.

“Da minha parte, essa proposta é para cumprir, mas não depende apenas da parte regional, já que depende também da parte do Governo da República”, afirmou Vasco Cordeiro, ao ser questionado sobre a reunião que manteve, recentemente, como o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

Nesse encontro, o Presidente do Governo abordou a importância que a RTP e RDP assumem nos Açores não apenas na sua função direta e imediata de assegurar a televisão e a rádio, mas também o “papel que tiverem e que têm na construção da identidade regional”, o que é comprovado mesmo por estudos universitários.

Em declarações hoje aos jornalistas, Vasco Cordeiro recordou que essa proposta de criação de uma empresa regional foi apresentada na devida altura e que está, agora, a ser analisada por interlocutores dos dois executivos.

Essa proposta assenta numa empresa cem por cento pública e regional, que mantém uma ligação com a concessionária nacional de serviço público de rádio e televisão, que salvaguarda o património da RTP/Açores, caso do seu arquivo, e que, do ponto de vista do financiamento, depende daquilo que a atualmente a RTP considera como o montante mínimo para fazer funcionar o modelo da chamada “janela”.

 “É através do pagamento pelo Estado desse montante que a Região terá condições para avançar com essa componente, já que a obrigação de assegurar um serviço público de rádio e televisão continua a ser do Estado”, salientou o Presidente do Governo.

Ainda de acordo com a proposta apresentada por Vasco Cordeiro, ao Parlamento dos Açores cabe aprovar, sob proposta do Governo, os nomes que dirigirão a empresa por uma maioria de dois terços.



Anexos:

2012.12.21-PGR-RTPA.mp3


GaCS

Sem comentários: