sábado, 8 de dezembro de 2012

Diretor Regional dos Transportes reafirma importância de Santa Maria no setor da aviação civil


O Diretor Regional dos Transportes reafirmou, na sexta-feira à noite, o papel de relevo desempenhado por Santa Maria na afirmação da importância que os Açores assumem no setor da aviação civil internacional.

Luís Quintanilha, que falava em representação do Secretário Regional do Turismo e Transportes no jantar organizado pelo Grupo de Trabalhadores do Aeroporto de Santa Maria, expressou a prioridade assumida pelo Governo dos Açores na defesa desta infraestrutura aeroportuária e da sua importância social e económica para a ilha e para a Região.

No jantar que assinalou o Dia Internacional da Aviação Civil, Luís Quintanilha recordou que Santa Maria tem tido “ao longo dos anos, uma ação de relevo na afirmação da importância estratégica dos Açores como plataforma transatlântica”.

A defesa dos interesses de Santa Maria e do seu aeroporto “continuam a ser, por isso, uma das prioridades do Governo dos Açores”, disse.

Uma defesa que é ainda mais necessária, assegurou Luís Quintanilha, “numa altura em que se prepara o processo de concessão da ANA-Aeroportos e ainda numa altura em que esta empresa decidiu, unilateralmente e sem comunicação prévia ao Governo dos Açores, reduzir o horário de funcionamento do Aeroporto de Santa Maria”.

O Diretor Regional lembrou o papel interventivo que o Governo dos Açores assumiu, tendo manifestado a sua insatisfação junto da ANA-Aeroportos e assegurado que está disponível para que, em conjunto com esta empresa, seja “encontrada a melhor solução para este aeroporto, para os seus trabalhadores e para a ilha de Santa Maria”.

Luís Quintanilha relembrou, por isso, as garantias que o Secretário Regional do Turismo e Transportes recebeu da parte do Presidente do Conselho de Administração da ANA-Aeroportos, no sentido de que irá fazer tudo o que for operacionalmente possível para evitar que o Aeroporto de Santa Maria deixe de receber escalas técnicas devido ao encerramento entre as 21h30 e as 06h00, tendo ainda ficado assente que a empresa vai também reavaliar o período de aviso prévio a que as aeronaves estão agora sujeitas para poderem fazer escalas naquele período.

O Diretor Regional dos Transportes recordou também que o Presidente da ANA-Aeroportos “confirmou a intenção de instalar um Centro de Formação de Operações de Socorro para Supervisores” em Santa Maria e a possibilidade de ser estabelecida uma parceria entre este centro e o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, que permita a troca de sinergias e a captação de mais investimento para esta ilha.

A finalizar a sua intervenção, Luís Quintanilha reiterou o compromisso de que “este Governo está e vai continuar empenhado na defesa dos interesses do Aeroporto de Santa Maria, dos seus trabalhadores, das gentes de Santa Maria, da economia desta ilha e, por conseguinte, dos interesses dos Açores”.


GaCS

Sem comentários: