terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Governo dos Açores dá respostas a vítimas de violência doméstica, afirma Piedade Lalanda


A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que o Governo dos Açores tem vindo a dar “voz, visibilidade e, sobretudo, resposta às vítimas que têm a coragem de denunciar os maus tratos que lhes são infligidos” nas diversas formas de violência doméstica.

Piedade Lalanda, que falava na apresentação de uma campanha contra a violência doméstica promovida pela Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, com o apoio do Governo Regional, recordou que os Açores foram a primeira região do País a abrir uma casa-abrigo para acolher vítimas deste fenómeno social.

“Talvez porque começámos mais cedo somos falados por ser a região com mais denúncias”, afirmou, acrescentando que isso não significa que existam mais casos, mas apenas que “há mais visibilidade de um icebergue tenebroso que, infelizmente, não conseguimos ainda descortinar por completo”.

A Secretária Regional salientou também a importância da criação, em toda a Região, dos pólos locais de apoio às vítimas, na sequência do primeiro Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.

Piedade Lalanda fez notar que a prevenção e o combate a este flagelo social não é uma tarefa exclusiva do Governo, mas de toda a sociedade e das suas instituições, elogiando o trabalho da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, na abordagem deste problema.

A campanha hoje lançada centra-se num conjunto de seis frases sobre os diversos tipos de violência doméstica, que serão impressas em cinco milhões de saquetas de açúcar individuais comercializadas pela empresa açoriana de produção de açúcar SINAGA.

O provérbio popular "Quem ama, não maltrata. Quem ama, confia e respeita" é uma das frases que integram esta campanha, assim como a frase de Martin Luther King: "O que me assusta não é a violência de poucas, mas a omissão de muitos".


Anexos:
2012.12.18-SRSS-SCMPVViolênciaDoméstica.mp3


GaCS

Sem comentários: