sábado, 15 de dezembro de 2012

Governo dos Açores reconhece contributo dos imigrantes para o desenvolvimento económico e cultural


O Diretor Regional das Comunidades afirmou sexta-feira à noite que o contributo dos imigrantes que escolheram os Açores para trabalhar e residir é importante para o desenvolvimento económico e cultural da Região.

Paulo Teves, que falava no jantar de Natal que reuniu imigrantes que residem na ilha Terceira, organizado pela Associação de Imigrantes dos Açores, salientou que sem esse contributo "não era possível chegarmos onde chegámos".

Nesse sentido, considerou que os imigrantes são também um veículo para que “o nome dos Açores tenha chegado mais longe”.

Paulo Teves frisou ainda que o acolhimento dado aos que procuram o arquipélago para trabalhar e viver é idêntico ao "sentimento" que marcou a emigração, o que faz com os açorianos entendam “todos os desafios, aspirações e objetivos” que as comunidades imigrantes têm nos Açores, por serem comuns “aos que lá (na diáspora) residem”.

O Diretor Regional destacou, por outro lado, a importância da multiculturalidade para o enriquecimento mútuo da comunidade açoriana e das diversas comunidades de imigrantes que optaram por viver nos Açores.

Na Região vivem cerca de quatro mil imigrantes, de cerca de 80 nacionalidades, sendo a mais numerosa a caboverdiana.


Anexos:
2012.12.14-DRC-JantarImigrantes.mp3


GaCS

Sem comentários: