sábado, 15 de dezembro de 2012

Governo Regional deseja o maior consenso para a reforma do sistema de Saúde


O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai iniciar em janeiro um debate alargado com os parceiros sociais do setor sobre as reformas que se pretendem implementar no Sistema Regional de Saúde.

Luís Cabral, que falava na sessão de abertura do I Simpósio de Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular, frisou que, só depois deste debate alargado, é que "serão tomadas as decisões sobre eventuais alterações das estruturas do Serviço Regional de Saúde”.

O Secretário Regional referiu que está em curso uma primeira fase de preparação de algumas reformulações do Sistema Regional de Saúde, envolvendo uma análise de pormenor de todas as suas estruturas, nomeadamente, no que diz respeito aos recursos humanos e técnicos e à ação desenvolvida.

Para Luís Cabral, o que se pretende “é garantir o futuro, apostando na sustentabilidade, em maiores níveis de produtividade, no reconhecimento da qualidade e na profissionalização da gestão”, razão pela qual o Governo Regional dos Açores está empenhado em reunir “os consensos necessários” para que as medidas sejam estáveis no tempo e possam produzir os seus efeitos na totalidade, apontando para o primeiro trimestre do próximo ano a implementação das primeiras alterações no sistema.

No que se refere à temática do simpósio, Luís Cabral relevou a importância da formação e salientou a circunstância de nos Açores já existirem bons exemplos, que serão, certamente, melhorados com o conhecimento adquirido em ações de formação como a que está a decorrer em S. Miguel.

Na sua intervenção, referiu a existência de uma equipa no Centro de Saúde de Ponta Delgada com o objetivo de elaborar um estudo sobre a prevalência de úlceras da pele, cujos trabalhos de investigação, pelos ganhos resultantes da adoção de novas práticas, serão alargados aos restantes centros que integram a unidade de ilha de São Miguel.

No mesmo sentido, destacou o trabalho de investigação desenvolvido pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, centrado na problemática das feridas crónicas, verificando-se, neste caso, que os Açores apresentam a mais baixa taxa de prevalência quando comparados com a situação da Madeira e das Canárias, o que representa um importante indicador de qualidade dos serviços prestados.


Anexos:
20121215-SRS-Tratamentoferidas.mp3


GaCS

Sem comentários: