sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Luís Neto Viveiros diz que inovação das explorações agrícolas garante sustentabilidade


O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o grau de inovação alcançado nas explorações agrícolas dos Açores permite perspetivar a sua sustentabilidade e competitividade futuras.

“É notório o grau de inovação que hoje as explorações agrícolas apresentam, resultante de investimentos em boa hora executados, de forma equilibrada, que certamente garantirão no futuro níveis de eficiência fundamentais à sua sustentabilidade”, salientou Luís Neto Viveiros na cerimónia de atribuição do Prémio Produtor Excelente 2011, criado pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (AJAM) em 2005 para distinguir a qualidade na produção de leite.

O Secretário Regional frisou que a atividade agrícola, especificamente a produção leiteira, “constitui na Região o fator determinante do rendimento da população, sendo, por isso, decisiva na economia açoriana”, destacando algumas das tendências positivas que o setor tem vindo a registar.

Luís Neto Viveiros revelou, nomeadamente, que “o número de explorações agrícolas baixou 31% nos últimos anos, a que corresponde um aumento da área por exploração da ordem dos 41%", o que significa que "a superfície agrícola útil média das explorações cresceu de 6,31 ha em 1999 para 8,9 ha em 2009”.

Por outro lado, embora o número de vacas leiteiras tenha diminuído, a produção total de leite aumentou “graças ao melhoramento genético” e “à implementação de melhores práticas de maneio das explorações”.

O Secretário Regional referiu-se também, entre outros, aos indicadores de natureza sanitária, considerando que são um prenúncio de que se está "no bom caminho”, uma vez que “o atual estatuto epidemiológico dos Açores apresenta-se invejável, quer à escala nacional, quer a nível comunitário”.

“Mesmo conscientes de todos estes indicadores, que nos encorajam a prosseguir, temos naturalmente a consciência das dificuldades que aí vêm e dos obstáculos que teremos de superar”, afirmou Luís Neto Viveiros.

Isto apesar de a Região contar com “duas importantes ferramentas de financiamento suportadas pela União Europeia", que são o PRORURAL, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, e o POSEI, no quadro das medidas específicas de apoio às regiões ultraperiféricas.

“O Governo dos Açores tudo fará para garantir a manutenção do POSEI, se possível reforçá-lo em sede de futuras negociações, contribuindo assim para a melhoria da eficiência das explorações no competitivo mercado onde nos inserimos”, assegurou Luís Neto Viveiros.

Relativamente ao anunciado desmantelamento do sistema de quotas leiteiras previsto para 2015, o Secretário Regional dos Recursos Naturais reafirmou ser “necessário adotar uma série de medidas e estratégias que possam garantir a capacidade produtiva e a sustentabilidade da produção leiteira, conducente a um regime de exceção”.

“Daí que, no quadro das medidas específicas para as Regiões Ultraperiféricas, é importante conseguir flexibilizar a definição e gestão dos limites administrativos impostos às produções tradicionais, permitindo o desenvolvimento das produções agropecuárias onde essas regiões têm efetivas vantagens comparativas, até ao limite da sua sustentabilidade ambiental e dos seus recursos”, afirmou.


Anexos:
2012.12.14-SRRN-PrémioAJAM1.mp3 
2012.12.14-SRRN-PrémioAJAM2.mp3


GaCS

Sem comentários: