quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Governo dos Açores congratula-se com resistência da economia regional à recessão em 2011


O Vice-Presidente do Governo Regional congratulou-se com o facto de os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelarem que os Açores foram a região do País que melhor resistiu à recessão económica em 2011.

“Os Açores foram a região que melhor conseguiu resistir ao enquadramento de recessão que se registou em todo o País”, afirmou Sérgio Ávila, acrescentando que isso aconteceu porque os Açores “conseguiram tomar medidas para minimizar de forma significativa os efeitos desta conjuntura nacional adversa”.

Os dados divulgados pelo INE indicam que, em 2011, a economia dos Açores foi a que melhor resistiu à crise, já que, apesar de ter registado uma evolução real negativa (-0,7%), nenhuma outra região obteve melhor evolução.

O país decresceu 1,6% e a Madeira caiu 2,3%.

Sérgio Ávila salientou ainda que os números revelam o facto de o recuo registado na atividade económica na Região ser “metade do efeito recessivo que teve a média nacional”.

No que se refere ao PIB, os Açores mantêm-se com 94% da média do País, continuando acima das regiões do Alentejo, Norte e Centro.

Outro sinal do bom desempenho da economia açoriana no contexto nacional é o facto de o INE ter revisto em alta os dados de 2010, ano em que os Açores também registaram um desempenho bastante superior ao da Madeira, com um crescimento de 1,8% contra apenas 0,7% da outra região autónoma.


Anexos:
2012.12.19 -VPGR-ComentaDesempenhoEconomiaAçores2011.mp3


GaCS

Sem comentários: