sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Diretor Regional das Comunidades participa nas Semanas Culturais das Casas dos Açores do Canadá

O Diretor Regional das Comunidades inicia domingo, 2 de novembro, uma deslocação ao Canadá e aos Estados Unidos da América, durante a qual vai participar nas semanas culturais das Casas dos Açores do Quebeque, do Winnipeg e do Ontário, estando ainda presente no aniversário da Casa dos Açores da Nova Inglaterra.

Esta deslocação, que se prolonga até 9 de novembro, visa aprofundar a ligação com diversas instituições açorianas naqueles dois países e a presença do Governo Regional junto das comunidades residentes na América do Norte.

No primeiro dia, Paulo Teves estará presente, em Montreal, no encerramento da Semana Cultural da Casa dos Açores do Quebeque, dedicada ao tema “800 anos da Língua Portuguesa”, cujo programa inclui a realização de exposições, espetáculos musicais e lançamento de livros, entre outras atividades.

Esta instituição açoriana no Canadá foi fundada em 1978, com o propósito de congregar a comunidade emigrada e promover a sua cultura e tradições.

A 3 e 4 de novembro, o Diretor Regional visita a comunidade açoriana do Winnipeg, onde participa na Semana Cultural da Casa dos Açores desta cidade canadiana, instituição que desenvolve, desde 1992, várias atividades em prol da integração dos emigrantes açorianos e da promoção da Açorianidade.

A Semana Cultural da Casa dos Açores do Winnipeg, subordinada ao tema “Açores e Tradições”, será preenchida com a atuação de vários artistas açorianos e de grupos folclóricos, num programa que também inclui a realização de palestras sobre os Açores e as suas tradições e a exposição de produtos regionais.

Paulo Teves estará ainda presente, a 5 e 6 de novembro, em Toronto, na Semana Cultural da Casa dos Açores do Ontário, instituição fundada em 1986.

Esta semana cultural, este ano com o tema “Açores: Eterna Saudade do Imigrante”, reúne vários grupos e artistas ligados aos Açores, incluindo ainda a realização de palestras e apresentações de obras literárias.

No dia 8 de novembro, já nos EUA, o Diretor Regional das Comunidades participa no 23.º aniversário da Casa dos Açores de Nova Inglaterra (CANI).

A CANI presta apoio, nas mais variadas áreas, à comunidade emigrada açoriana e, ao mesmo tempo, promove a cultura dos Açores e a realização de atividades visando a sua preservação e divulgação na região na costa leste dos Estados Unidos.

No dia seguinte e último desta deslocação, Paulo Teves participa, na cidade de Newark, na reunião anual do Portuguese American Citizenship Project (PACP), um programa fundado em 1999 que incentiva a comunidade luso-americana a participar ativamente na vida cívica e política norte-americana, em particular através do recenseamento eleitoral e do voto.



GaCS

Sem comentários: