quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ilha do Pico vai ter núcleo museológico dedicado à construção naval, afirma Avelino Meneses

A ilha do Pico, que é uma das ilhas dos Açores com maior relação com o mar, vai albergar um núcleo museológico dedicado à construção naval artesanal, afirmou o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses, que falava à margem de uma reunião com a Junta de Freguesia de Santo Amaro, localidade que foi ao longo de muito tempo um importante núcleo de construção naval, adiantou que o objetivo do núcleo museológico é "preservar a memória do passado”.

“Essa memória vai ser preservada com a criação de um núcleo museológico em redor da construção naval, num processo que já foi iniciado há algum tempo e que vem sendo conversado entre a Direção Regional da Cultura, o Museu do Pico e, agora também de uma forma formal, a Junta de Freguesia de Santo Amaro”, afirmou.

O projeto, de acordo com o titular da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vai agora “entrar numa fase mais célere, na qual começarão a aparecer os resultados, porque, pela primeira vez, vamos ter, no Plano para 2015, uma verba adstrita a este trabalho de recuperação da memória da construção naval”.

No âmbito da visita estatutária à ilha do Pico, Avelino Meneses manteve também reuniões de trabalho nas escolas básicas e secundárias da Madalena, Vila da Lajes e S. Roque no prosseguimento de uma ronda de visitas, iniciada em meados de setembro, às unidades orgânicas do sistema educativo regional.

Estas reuniões têm em vista “identificar os problemas com que se debate o sistema educativo e encontrar as soluções para os embaraços maiores”, salientou o Secretário Regional.

Anexos:
2014.10.23-SREC-NúcleoMuseológicoPico.mp3

GaCS

Sem comentários: