sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Jardim Botânico do Faial representa os Açores em conferência internacional de conservação da natureza

O Jardim Botânico do Faial, estrutura que integra o Parque Natural desta ilha, é um dos participantes convidados da conferência Líderes na Conservação da Biodiversidade: Jardins Botânicos no século XXI, que está a decorrer no Loyola Sustainability Research Centre, em Montreal, no Canadá.

A conferência, organizada com o apoio do Secretariado das Nações Unidas para a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), pelo Centro do Québec para a Ciência da Biodiversidade e pela Organização Internacional de Jardins Botânicos (BGCI), conta com intervenções de destacados dirigentes internacionais, numa iniciativa que junta representantes de jardins botânicos à comunidade académica.

As implicações da missão dos jardins botânicos e instituições similares, como museus de História Natural e jardins zoológicos, na conservação da biodiversidade e na definição de políticas de governação constituem os tópicos de discussão deste encontro.

Os jardins botânicos têm sido internacionalmente reconhecidos como tendo um papel muito importante na contribuição para políticas de governação na conservação da natureza, implementando e aplicando a Estratégia Internacional para a Conservação das Plantas (GSPC) a um nível nacional e regional.

A participação dos Açores nesta conferência inclui a apresentação de uma comunicação intitulada Jardim Botânico do Faial: A conservação da natureza posta em prática, sobre os projetos desenvolvidos e os resultados obtidos nos últimos anos, mostrando como o trabalho em parceria com o Parque Natural do Faial tem permitido desenvolver ações direcionadas à proteção de espécies, habitats e paisagens dos Açores.

Estas ações incidem particularmente no controlo de plantas exóticas invasoras e na sua substituição por vegetação natural, mas também na recuperação de populações de plantas raras e ameaçadas e na monitorização e proteção de habitats 'in situ', isto é, no próprio local da ocorrência das espécies.

Para que essas ações sejam possíveis, é essencial o trabalho realizado nas diversas estruturas que integram o jardim, nomeadamente no Banco de Sementes dos Açores, no viveiro de plantas raras e nas coleções de plantas vivas, que são o garante da sobrevivência das espécies.

O conceito e filosofia de atuação do Jardim Botânico do Faial é inovador no âmbito dos jardins botânicos, sendo os seus méritos agora reconhecidos através desta representação ao mais alto nível internacional, que leva a conservação da natureza nos Açores além fronteiras.



GaCS

Sem comentários: