quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Açores participaram, em Guadalupe, numa reunião internacional sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas

Os Açores participaram, em Guadalupe, na Conferência Internacional de Biodiversidade e Mudanças Climáticas nas Regiões Ultraperiféricas (RUP) e nos Países e Territórios Ultramarinos (PTU) da União Europeia.

Esta conferência, que decorreu durante quatro dias, teve como principal objetivo a definição de um plano de ação “ambicioso e realista” para que as RUP e os PTU possam responder “eficazmente aos desafios ambientais com que são confrontados”, salientou Francisco Wallenstein, um dos elementos do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia que representou os Açores neste encontro internacional.

Francisco Wallenstein, que é um dos coordenadores do projeto NetBiome-CSA, uma rede atualmente coordenada a partir dos Açores, afirmou que, durante os trabalhos, foi considerado que esta experiência "deve ser apoiada e replicada, de modo a tornar-se uma plataforma de ligação entre decisores e centros de conhecimento”.

Nesse sentido, foi elaborada durante a conferência “uma orientação estratégica de tornar as RUP e os PTU em áreas chave para o investimento europeu na investigação, de modo a desenvolver investigação de relevância global, mas motivada por necessidades locais”.

O documento final do encontro, intitulado 'Mensagem de Guadalupe', deverá ser reconhecido pelos responsáveis políticos de todas as Regiões Ultraperiféricas e Países e Territórios Ultramarinos como uma “estratégia conjunta e plano de ação para combater a perda de biodiversidade e os impactos das alterações climáticas”.

A Conferência Internacional de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, que reuniu cientistas, organizações não-governamentais, entidades privadas e públicas de diversos setores, foi organizada pelo Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica, Comissão Europeia, Governo Francês, Conselho Regional da Guadalupe, Governo das Ilhas Virgens Britânicas, Associação dos Países e Territórios Ultramarinos e União Internacional para a Conservação da Natureza.



GaCS

Sem comentários: