quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Secretário Regional da Saúde assinala Dia Mundial da Alimentação consagrado à agricultura familiar

O Secretário Regional da Saúde participou hoje, em Angra do Heroísmo, numa iniciativa destinada a assinalar o Dia Mundial da Alimentação, onde salientou que esta data permite “sensibilizar as pessoas para uma alimentação saudável e para a importância da agricultura familiar”.

Este dia, criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação, pretende realçar este ano a necessidade de reforçar a agricultura familiar, sublinhando o importante papel que esta atividade assume na segurança alimentar, na proteção do meio ambiente e na promoção da utilização sustentável dos recursos naturais.

A iniciativa que hoje decorreu na Praça Velha contou com a colaboração da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Terceira e incluiu a distribuição de fruta e ervas aromáticas, vincando a mensagem alusiva a este dia e sensibilizando as pessoas para as vantagens do cultivo de produtos hortícolas, ervas aromáticas ou mesmo frutas em terrenos próprios ou em hortas comunitárias, promovendo, simultaneamente, “os princípios da alimentação saudável”.

“Além de contribuir para uma dieta mais equilibrada, as hortas familiares representam uma oportunidade para impulsionar as economias locais”, frisou Luís Cabral.

O Secretário Regional da Saúde lembrou que “é recomendada a utilização de ervas aromáticas na preparação da comida por ser mais saudável e permitir diminuir o sal, que traz grandes prejuízos para a saúde”.

“Mesmo quem não tem um quintal, pode sempre ter em casa um vaso com ervas aromáticas que fazem bem ao ambiente e podem ser utilizadas, com grandes vantagens para a saúde, na preparação da comida”, afirmou.

O Dia Mundial da Alimentação foi também assinalado em outras localidades dos Açores, por iniciativa da Direção Regional da Saúde e das Unidades de Saúde de Ilha.


Anexos:
2014.10.16-SRS-DiaAlimentação.mp3

GaCS

Sem comentários: