segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Primeiro-ministro visita pela primeira vez os Açores

Pedro Passos Coelho vai visitar hoje as ilhas açorianas de São Miguel e do Faial, onde terá encontros com as autoridades políticas regionais, na sua primeira deslocação oficial à Região Autónoma dos Açores enquanto primeiro-ministro.
"Esta é a minha primeira visita oficial aos Açores. Vai ser com certeza uma oportunidade muito boa para tirarmos todas as nossas dúvidas e passarmos em revista toda a nossa agenda bilateral"
O primeiro-ministro vai ficar nos Açores até quarta-feira de manhã, com um programa oficial concentrado em dois dias, hoje e terça-feira, em que visitará quatro das nove ilhas do arquipélago: São Miguel, Faial, Pico e Terceira. Estas são as quatro ilhas açorianas mais habitadas, e em três delas estão sediados os órgãos políticos da região.
À chegada a Ponta Delgada, em São Miguel, no domingo à noite, o chefe do executivo PSD/CDS-PP foi recebido no aeroporto pelo presidente do Governo Regional dos Açores, o socialista Vasco Cordeiro - que já disse querer tratar com Passos Coelho de assuntos como a liberalização das ligações aéreas ao arquipélago e o centro regional da RTP.
Com Vasco Cordeiro ao seu lado, e perante os jornalistas, Passos Coelho afirmou: "Esta é a minha primeira visita oficial aos Açores. Vai ser com certeza uma oportunidade muito boa para tirarmos todas as nossas dúvidas e passarmos em revista toda a nossa agenda bilateral".
Hoje, o primeiro-ministro vai começar o dia precisamente com um pequeno-almoço de trabalho com o presidente do Governo Regional dos Açores, no Palácio de Sant'Ana, após o qual os dois deverão fazer declarações conjuntas à comunicação social.
Uma eventual baixa de impostos nos Açores e a situação da Base Área das Lajes - por onde o primeiro-ministro vai passar na terça-feira - são outros temas do relacionamento entre esta região autónoma e a República que poderão ser abordados no encontro entre Passos Coelho e Vasco Cordeiro - que há dois anos sucedeu a Carlos César na chefia do executivo açoriano, governado pelo PS desde 1996.
Ao final da manhã, Passos Coelho vai visitar a fábrica da Unileite - União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios e de Produtores de leite da Ilha de São Miguel, no coração da maior bacia leiteira dos Açores. Depois, estará numa sessão solene na Câmara Municipal de Ponta Delgada, um dos quatro municípios açorianos com gestão do PSD.
De São Miguel, o primeiro-ministro seguirá para a cidade da Horta, na ilha do Faial, sede da Assembleia Legislativa Regional, presidida pela socialista Ana Luísa Luís, com quem Passos Coelho se vai reunir ao final do dia. Antes, estará numa sessão solene na Câmara Municipal da Horta e fará uma visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Passos Coelho viajou de Lisboa acompanhado pelos ministros adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
À sua espera no aeroporto de Ponta Delgada estavam também outros governantes açorianos e o deputado nacional do PSD Mota Amaral, que presidiu ao Governo Regional dos Açores entre 1976 e 1995, e mais tarde foi presidente da Assembleia da República.
Fonte: Lusa/SOL

Sem comentários: