quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Governo dos Açores aprova medidas na área social e económica para a ilha do Pico

A garantia da permanência de um médico internista 24 horas por dia no Centro de Saúde da Madalena, o apoio a 10 projetos de investimento a concretizar na ilha do Pico e a celebração de um acordo com a Câmara de São Roque para indemnizar as famílias desalojadas pelas derrocadas em S. Miguel Arcanjo foram algumas das principais decisões tomadas pelo Governo dos Açores relativas a esta ilha na reunião realizada no âmbito da visita estatutária.

O Executivo decidiu autorizar a celebração de um protocolo entre a Unidade de Saúde de Ilha do Pico e o Hospital da Horta para garantir a permanência de um médico internista 24 horas por dia no Centro de Saúde da Madalena, tendo em vista “assegurar a capacidade de resposta em situações de urgência aguda e dar apoio aos internamentos, permitindo evitar a maioria das deslocações de doentes que atualmente ocorrem”, refere o comunicado final da reunião do Conselho do Governo.

Ainda na área da Saúde, foi também autorizada a contratualização de 15 camas de Cuidados Continuados com a Unidade de Saúde de Ilha do Pico, a instalar no Centro de Saúde da Madalena, e a atribuição de uma ambulância de socorro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico, tendo em vista a abertura de uma secção destacada na freguesia da Piedade.

“Esta ambulância, além de proporcionar uma melhor resposta à população desta zona da ilha em situações de emergência, completa a rede de emergência pré-hospitalar da ilha do Pico, que passará a contar com quatro ambulâncias de socorro e uma viatura SIV”, salientou a Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Isabel Rodrigues, na apresentação daquele comunicado.

O Governo Regional decidiu ainda apoiar 10 investimentos a realizar na ilha do Pico nas áreas do turismo e da indústria de panificação, com um valor global superior a dois milhões de euros, que vão permitir a criação de uma dezena de novos postos de trabalho.

Entre outras medidas, o Executivo deliberou realizar, através do Museu do Pico, um levantamento rigoroso do espólio a integrar no futuro Museu da Construção Naval, lançar o concurso para a empreitada da segunda fase de beneficiação Estrada Regional 3 – 2.ª (Estrada Longitudinal), abrangendo uma extensão de cerca de 11 quilómetros, num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, além da conservação, manutenção e limpeza de cerca de 60 quilómetros de caminhos florestais na ilha do Pico, onde serão também construídos dois reservatórios de água para abastecimento à lavoura e um parque de retém.

O Conselho do Governo decidiu, por outro lado, aprovar um protocolo para apoiar o “equipamento e a formação técnica e pedagógica de uma equipa de busca e socorro em cenário de neve na Montanha do Pico” e reconhecer o interesse público do projeto de construção de uma unidade hoteleira na área do Enoturismo numa casa conventual dos Jesuítas, no lugar dos Toledos, na Vila da Madalena.

Este projeto refere-se a uma unidade hoteleira de quatro estrelas, com 26 quartos, num investimento superior a seis milhões de euros, que assume um caráter inovador a nível regional devido à sua vertente temática relacionada com o Enoturismo.

Nesta reunião foi ainda decidido atribuir apoios, no valor global de cerca de 50 mil euros, ao Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, ao Grupo Desportivo da Casa do Povo da Madalena, ao Grupo Desportivo Salão Recreativo dos Toledos e ao Candelária Sport Clube tendo em vista a sua participação em competições desportivas internacionais.



GaCS

Sem comentários: