domingo, 19 de outubro de 2014

Governo dos Açores inicia terça-feira a visita estatutária ao Pico

O Governo dos Açores inicia terça-feira a visita estatutária à ilha do Pico, durante a qual será inaugurado o novo Terminal de Passageiros do Porto da Madalena e o Centro de Processamento de Resíduos, além de se reunir com o Conselho de Ilha e receber os picoenses que pretendam colocar questões diretamente aos membros do Executivo regional.

No primeiro dia da visita, logo depois da chegada da comitiva governamental ao Pico, o Presidente do Governo vai inaugurar o novo Terminal de Passageiros do Porto da Madalena, um edifício com cerca de 2.800 metros quadrados que assume especial importância para a ilha no quadro das ligações marítimas no arquipélago.

Durante a tarde, Vasco Cordeiro preside ainda à inauguração do novo Centro de Processamento de Resíduos, um investimento de cerca de seis milhões de euros que vai receber e tratar resíduos de toda a ilha, terminando o programa deste dia com a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha do Pico, a que se seguirá uma reunião do Conselho do Governo.

Na quarta-feira, Vasco Cordeiro preside à assinatura de um Contrato de Cooperação Valor-Investimento entre o Governo dos Açores e a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico, que prevê uma comparticipação até um milhão de euros nas despesas para a criação de um Centro de Noite na freguesia da Piedade.

Ainda neste dia, o Presidente do Governo vai visitar as obras de construção da nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, que terá capacidade para acolher cerca de seis centenas de alunos.

Ao final da tarde, o Governo Regional recebe todos os residentes na ilha que pretendam colocar questões diretamente aos membros do Executivo, numa iniciativa que se tem concretizado em todas as visitas estatutárias da atual legislatura, integrada no âmbito de uma política de proximidade com todos os Açorianos de cada uma das ilhas do arquipélago.

No terceiro e último dia, Vasco Cordeiro visita as obras de construção da Creche e do ATL da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico, um investimento que permitirá apoiar mais de uma centena de crianças e jovens nas duas valências.

O programa desta deslocação do Executivo regional ao Pico, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a vários investimentos e reuniões com diversas entidades locais, além da assinatura de protocolos com instituições da ilha.

A autorização de apoios para a reabilitação de habitações nos três concelhos da ilha, a apresentação do estudo prévio para a construção da zona de apoio à descida da montanha do Pico e do projeto do Centro de Acolhimento e Reabilitação de Aves Selvagens, assim como a inauguração do Gabinete de Apoio ao Imigrante da Ilha do Pico, são algumas das iniciativas integradas no programa desta visita.



GaCS

Sem comentários: