quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Paulo Teves elogia Açorianos que ajudam a divulgar a Região no Mundo

O Diretor Regional das Comunidades elogiou, em Ponta Delgada, todos os Açorianos e descendentes que, nomeadamente através dos seus registos fotográficos, “contribuem para divulgação dos Açores no mundo”.

“É possível termos, em diversos países, espaços privilegiados para a perpetuação do legado Açoriano, facto que acontece há mais de 250 anos", afirmou Paulo Teves, salientando que estas iniciativas  "divulgam o arquipélago nas suas mais diversas áreas de atividade, promovem oportunidades de investimento e divulgam práticas ambientais, reconhecidas internacionalmente”.

O Diretor Regional falava quarta-feira na tertúlia 'Conversas à volta da Fotografia', promovida pela Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA), intitulada 'À conversa com Orlando Azevedo', fotógrafo natural da ilha Terceira e residente no Brasil.

Na sua intervenção, Paulo Teves destacou a importância de dinamizar e apoiar iniciativas que, cumulativamente, “reforçam os laços afetivos dos emigrantes açorianos com as suas origens, divulguem os Açores e, no caso concreto, contribuam para a partilha de experiências e saberes entre os açorianos que vivem na Região e aqueles que se encontram emigrados”.

“Orlando Azevedo, emigrado em Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, contribui com o seu trabalho para a afirmação do destino Açores e reforça a nossa ligação atemporal com aquele país”, frisou o Diretor Regional, acrescentando que estes projetos resultam das parcerias do Governo Regional na área das Comunidades.

O fotógrafo Orlando Azevedo, que está radicado no Brasil desde 1963, encontra-se nos Açores, com o apoio das direções regionais das Comunidades e do Turismo, para registar fotograficamente aspetos de todas as ilhas que retratem as paisagens e especificidades da cultura insular, com vista à integração desse trabalho num livro e em exposições a realizar no Brasil.

Ao longo da sua carreira já publicou uma dezena de livros, sendo o último intitulado 'Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Largamar', na sequência do projeto 'Expedição Coração do Brasil', iniciado em 1999, tendo também participado em diversas exposições individuais e coletivas em vários países.

Orlando Azevedo, que é colaborador em diversas revistas brasileiras e estrangeiras, já representou o Brasil no fórum de debates do 'Mois de la Photo', exposição internacional de fotografia realizada em Paris e, em 2003, recebeu o prémio Talento do Paraná.

Em 2005, a Câmara dos Vereadores de Curitiba conferiu-lhe o certificado de Honra e Mérito pela sua participação na Comunidade Portuguesa em Curitiba e na cultura local e, em 2007, venceu o Prémio Cultura e Divulgação Cidade de Curitiba.



GaCS

Sem comentários: