sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde

Na sequência das declarações de um deputado do PSD, proferidas hoje relativamente ao Centro de Saúde da Ribeira Grande, a Secretaria Regional da Saúde entende esclarecer o seguinte:

1 - Os deputados do PSD comunicaram à Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel a intenção de visitarem o Centro de Saúde da Ribeira Grande, todavia não foi possível corresponder ao dia inicialmente pedido, tendo ficado os secretariados de acordar uma data mais conveniente, sendo, portanto, falso que os deputados não foram autorizados a reunir no Centro de Saúde da Ribeira Grande. De resto, é habitual os partidos políticos, inclusive o PSD, visitarem hospitais e centros de saúde sem quaisquer entraves e terem acesso a todas os dados que solicitem, com toda a transparência.

2 - Relativamente à lista para a realização de consultas, desde o dia 4 de outubro foi criado um novo período de consulta complementar que se realiza aos sábados, entre as 14h00 e as 19h00, para que os tempos de espera se mantenham dentro do clinicamente aceitável.

3 - As pequenas cirurgias deixaram de se realizar nos Centros de Saúde da Ribeira Grande e de Ponta Delgada por se considerar que não existiam condições de segurança para os utentes. Essa situação ficará resolvida, até ao fim do mês, com a entrada em funcionamento de um bloco para pequenas cirurgias no HDES, com melhores condições e maior segurança.

4 - A Unidade de Saúde de Ilha está a finalizar o processo de celebração de uma convenção na área da Imagiologia que garantirá a resposta aos utentes do concelho da Ribeira Grande em termos de realização de ecografias e mamografias, bem como dos utentes inscritos nos restantes centros de aaúde que integram a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.

5 - As alterações ao laboratório das análises clínicas vêm no sentido de melhorar a oferta pública e não colocam em causa as necessidades da população residente no Concelho da Ribeira Grande, dado que, além das colheitas no centro de saúde, têm também resposta no sistema convencionado.

6 - No que respeita ao funcionamento dos técnicos de Radiologia, o horário de atendimento das 8h00 às 16h00 revela-se o mais adequado para dar resposta aos períodos de maior procura pela população, estando, de qualquer forma ,a Unidade de Saúde da Ilha de S. Miguel disponível para efetuar qualquer ajuntamento necessário, de acordo com a procura do serviço.



GaCS

Sem comentários: