sábado, 18 de abril de 2015

Governo dos Açores inicia segunda-feira Visita Estatutária a São Jorge

O Governo dos Açores inicia segunda-feira a Visita Estatutária à ilha de São Jorge, durante a qual será inaugurado um Centro de Dia para idosos e um sistema de abastecimento de água que beneficiará cerca de uma centena de explorações agrícolas, além de se reunir com o Conselho de Ilha e receber os Jorgenses que pretendam colocar questões diretamente aos membros do Executivo regional.

No primeiro dia da visita, logo depois da chegada da comitiva governamental a São Jorge, o Presidente do Governo assiste à primeira consulta de Telemedicina em Dermatologia, assinalando a implementação de um sistema que permite melhorar o acesso dos Açorianos a cuidados de saúde mais perto da sua área de residência.

Durante a tarde, Vasco Cordeiro preside à inauguração do novo Centro de Dia da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, com capacidade para 25 utentes, terminando o programa deste dia com a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha de São Jorge, a que se seguirá uma reunião do Conselho do Governo.

Na terça-feira, o Presidente do Governo preside à abertura do I Encontro Regional de Vigilantes da Natureza e, ainda durante a manhã, à inauguração do sistema de captação e distribuição de água da Ribeira do Nabo, um investimento que beneficiará cerca de uma centena de explorações agrícolas de várias freguesias do concelho das Velas.

Ainda neste dia, Vasco Cordeiro vai presidir à cerimónia de autorização de apoios a 27 processos de recuperação e reabilitação de habitação degradada considerados prioritários, nas freguesias da Calheta, Topo, Ribeira Seca, Santo Antão e Norte Pequeno, no concelho da Calheta.

Ao final da tarde, o Governo dos Açores recebe os residentes na ilha que pretendam colocar questões diretamente aos membros do Executivo, numa iniciativa que se tem concretizado em todas as visitas estatutárias da atual legislatura, integrada no âmbito de uma política de proximidade com todos os Açorianos de cada uma das ilhas do arquipélago.

O programa desta deslocação do Executivo a São Jorge, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a investimentos em curso e reuniões com diversas entidades locais.

A apresentação da intervenção prevista na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, do projeto de reperfilamento do leito da Ribeira da Beira e do II Encontro Internacional de Canyoning dos Açores, assim como a realização de uma sessão de esclarecimento sobre o processo de adesão à Marca Açores, são algumas das iniciativas integradas no programa desta visita.



GaCS

Sem comentários: