sexta-feira, 8 de maio de 2015

Equipas açorianas conquistaram principais posições no concurso nacional do CanSat

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, felicitou as três equipas açorianas pelos resultados obtidos no campeonato nacional do CanSat, que se realizou no aeródromo da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

A ‘Aerospace Team’, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, ficou em primeiro lugar, enquanto a ‘ESAQ SPACE SAT 1’, da Escola Secundária Antero de Quental, foi a segunda classificada, e a ‘ENTA Team Sat’, da Escola de Novas Tecnologias de Ponta Delgada, recebeu uma menção honrosa.

A equipa de Santa Maria, que vai representar Portugal no campeonato europeu, é constituída por quatro alunos do 10.º ano, sendo a mais jovem que disputou o concurso.

Esta equipa tinha como missão secundária enviar uma mensagem de SOS entre dois computadores ligados pelo microssatélite que tiveram de construir no âmbito desta iniciativa.

Para além desta equipa, a ‘ESAQ SPACE SAT 1’ e a ‘ENTA Team Sat’ também foram convidadas a participar na final do europeu do CanSat, extra-competição.

O concurso europeu do CanSat vai decorrer de 25 a 28 de junho no aeródromo da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

O CanSat, integrado no programa educativo da Agência Espacial Europeia, destina-se a alunos dos ensinos secundário e profissional e tem por objetivo a construção de um modelo funcional de um microssatélite.

O primeiro campeonato regional do CanSat realizou-se em abril na ilha de Santa Maria, por iniciativa do Governo dos Açores, com a participação de 16 equipas de 12 escolas de seis ilhas do arquipélago.

O Governo dos Açores já admitiu a possibilidade de promover uma candidatura para a organização do concurso CanSat nacional em 2016, em Santa Maria.

Os Açores já possuem alguma tradição nestes concursos de tecnologia espacial, tendo, em 2013, uma equipa da ilha de Santa Maria vencido o concurso europeu do CanSat.



GaCS

Sem comentários: