quinta-feira, 14 de maio de 2015

Investigadores dos Açores podem candidatar-se a projeto do Programa Quadro Horizonte 2020 sobre biodiversidade

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, integra o consórcio BiodivERsA3 - Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services, um projeto financiado pelo Programa Quadro Horizonte 2020 que congrega uma rede de 31 agências públicas de financiamento, de 18 países europeus, que disponibilizam montantes específicos para a investigação científica no campo da biodiversidade.

Para o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, este consórcio é “muito importante” para os Açores porque “permite a abertura a outro tipo de fundos, constituindo-se como mais um meio de financiamento da investigação regional”.

Nelson Simões destacou a importância do estudo da biodiversidade regional não só ao nível da investigação, mas também “na produção de orientações para as políticas públicas regionais, que permitirão uma maior salvaguarda e preservação da nossa biodiversidade”.

A rede BiodivERsA3 procura identificar as melhores práticas de investigação como base para a implementação do Espaço Europeu de Investigação, tendo como objetivo principal a construção de uma plataforma dinâmica sustentável para identificar as questões estratégicas mais prementes para a biodiversidade.

No âmbito desta rede, será lançada uma convocatória para candidaturas a projetos científicos, com um orçamento global indicativo de 30 milhões de euros.

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia participou recentemente, em Paris, em diversas reuniões sobre a BiodivERsA3 e num workshop que serviu para estabelecer estratégias de disseminação da convocatória em cada região participante e para fomentar parcerias entre as várias equipas de investigação dos países pertencentes à rede BiodivERsA3.

Nesse sentido, o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia organiza sexta-feira, 15 de maio, pelas 15h00, uma sessão de esclarecimento no EXPOLAB, na Lagoa, sobre a convocatória BiodivERsA3.

Esta sessão é destinada a todos os investigadores dos Açores interessados em apresentar propostas de projetos.

Anexos:
2015.05.14-DRCT-BiodivERsA3.mp3

GaCS

Sem comentários: