segunda-feira, 4 de maio de 2015

Luís Cabral entrega primeiro exemplar do novo Boletim Individual de Saúde Oral

O Secretário Regional da Saúde entregou hoje, em Vila do Porto, o primeiro exemplar da segunda edição do Boletim Individual de Saúde Oral (BISO), um documento único a nível nacional onde se registam e datam os tratamentos efetuados.

O novo modelo do Boletim Individual de Saúde Oral surge na sequência da alteração de orientações em matéria de saúde oral que se registaram, o que tornou necessária a sua atualização, designadamente ao nível dos seus conteúdos.

“O documento aqui hoje apresentado é um boletim muito mais atualizado, que vai permitir uma análise continuada e evolutiva do passado, um estudo pormenorizado do presente e poderá também servir para o planeamento de ações orientadas e sustentadas para o futuro da saúde oral do indivíduo e das populações”, afirmou Luís Cabral.

O Boletim Individual de Saúde Oral é disponibilizado pelo Serviço Regional de Saúde desde 2005, sendo distribuído nos centros de saúde da Região a todas as crianças a partir dos três anos de idade com o objetivo de registar informações respeitantes à saúde oral.

“Neste momento inicial foram produzidos cerca de 15 mil exemplares que serão distribuídos pelas várias Unidades de Saúde de Ilha dos Açores, para que possamos fazer gradualmente a sua substituição por este novo modelo”, salientou o Secretário Regional.

Luís Cabral frisou que “a medicina dentária é uma área em que o Governo dos Açores tem apostado e que sempre teve como prioridade”, acrescentando que existem atualmente 21 médicos dentistas no Serviço Regional de Saúde e que foram realizadas no ano passado cerca de 33 mil consultas em toda a Região.

O BISO é fundamentado nas normas da Organização Mundial de Saúde e pretende colmatar a falta de informação sobre a história clínica oral de cada indivíduo e alertar a população para os cuidados a ter com a sua saúde oral.

“Este documento irá permitir também aos profissionais de saúde um acesso fácil e objetivo do historial clínico de cada utente, uma vez que obrigará ao registo do estado de saúde oral dos açorianos dos 3 aos 18 anos de idade”, acrescentou Luís Cabral.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: