terça-feira, 5 de maio de 2015

Projeto apoiado na telemedicina permite "redução de tempo na cicatrização de feridas em 85%", afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou, em Vila do Porto, que o projeto de telemedicina implementado recentemente nos Açores na área do acompanhamento e tratamento de feridas já permitiu verificar uma “redução no tempo de cicatrização de feridas em cerca de 85%”.

Luís Cabral, que falava segunda-feira depois de ter assistido a uma ação de telemedicina entre a Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e a Unidade de Saúde de Ilha do Faial, elogiou “a proximidade que este projeto tem permitido entre os enfermeiros no acompanhamento e tratamento dos utentes com feridas de uma forma rápida e contínua".

“Esta simples partilha de conhecimentos permitiu, logo de início, reduções no tempo de cicatrização de feridas e isso é o melhor exemplo dos benefícios para os utentes dos Açores que esta partilha de informação entre as nove ilhas do arquipélago pode possibilitar”, afirmou Luís Cabral.

O tratamento e acompanhamento de feridas é um dos 14 projetos de telemedicina que estão a ser implementados para reforçar o acesso dos Açorianos aos cuidados de saúde.

A telemedicina permite a observação, diagnóstico, tratamento e monitorização do utente o mais próximo possível da sua área de residência, tratando-se, desta forma, de um projeto de importância acrescida num território descontínuo como os Açores, por permitir a otimização dos recursos, evitando deslocações dos doentes.

Anexos:
2015.05.04-SRS-Telemedicina.mp3

GaCS

Sem comentários: