quarta-feira, 13 de maio de 2015

Secretário Regional da Educação e Cultura completa périplo pelas unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional

O Secretário Regional da Educação  Cultura concluiu terça-feira, em Santa Cruz das Flores, um périplo pelas 40 unidades orgânicas do sistema educativo público regional, que teve início em setembro do ano passado.

Avelino Meneses, que esteve acompanhado nestas deslocações pela Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, manteve encontros com o pessoal docente tendo como principal propósito a “construção” de um programa de promoção do sucesso escolar a ser implementado a partir do ano letivo 2015/2016.

Para o Secretário Regional, estabilizado o corpo docente, agora estão pela frente "outras etapas, mais ambiciosas e mais difíceis", sendo a principal a erradicação ou, pelo menos, a redução do insucesso escolar, que será conseguido “com esforço, ambição e, também, com um certa dose de utopia”.

“É preciso passar da lamúria para a ação”, frisou Avelino Meneses, salientando que, nesta luta contra o insucesso escolar, o Governo dos Açores conta com a “colaboração de todos” para a construção de uma “escola inclusiva que tem no seu centro de preocupações os estudantes”.

Por esta razão, defendeu a necessidade de “multiplicar cada vez mais o diálogo entre poderes, regional e local, com as famílias e as instituições, com o objetivo único do bem dos estudantes”.

O Programa Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, que se encontra em fase de consulta pública até finais de maio, vai juntar-se a diversas medidas concretas de combate ao insucesso escolar que já estão no terreno, nomeadamente o crédito horário, o alargamento do projeto Fénix, o apoio aos professores do 1.º ciclo e, mais recentemente, a criação dos mediadores escolares.

O sistema educativo dos Açores comporta mais de 40.400 alunos, distribuídos por 175 escolas, nas quais lecionam mais de 4.700 docentes, apoiados por cerca de 2.300 funcionários.



GaCS

Sem comentários: