quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vasco Cordeiro anuncia cerca de 200 novas vagas nas áreas da Infância e Necessidades Especiais

O Presidente do Governo anunciou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, que os Açores vão dispor de mais cerca de 200 novas vagas em equipamentos destinados às áreas da Infância e das Necessidades Especiais, no âmbito de investimentos de perto de 18 milhões de euros que estão inscritos na Carta Regional de Obras Públicas.

Vasco Cordeiro salientou que, ao nível das creches e jardins de infância, estão previstas ou já em curso obras de construção ou adaptação, num investimento público de quase 10 milhões de euros, que vão criar mais de uma centena de novas vagas em várias ilhas do arquipélago.

Na área das Necessidades Especiais, adiantou o Presidente do Governo, a Carta Regional das Obras Públicas contempla a instalação de centros ocupacionais, lares residenciais e centros de apoio à pessoa portadora de deficiência num valor global de cerca de oito milhões de euros e que permitirão a criação de cerca de 100 vagas, que se juntam às mais de 530 existentes na Região.

O Presidente do Governo falava na inauguração da Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, que representou um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros.

“As razões pelas quais este investimento foi acarinhado têm a ver, também, com esta ideia de esperança, de futuro e de solidariedade, já que se destina a servir, em primeiro lugar, os casais jovens da Graciosa, mas também a proporcionar melhores condições à nova geração de Graciosenses”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou, ainda, que o investimento neste novo equipamento social “dá corpo e substância” à política que visa contribuir para realizar o “valor da coesão”.

“Esta creche e jardim de infância contribui para realizar o valor da coesão na medida em que proporciona às famílias Graciosenses, aos casais jovens, as condições para que possam ter acesso a serviços e a valências que teriam em qualquer outra parte do nosso arquipélago”, frisou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro apontou esta nova creche, jardim de infância e CAO como um exemplo da política de apoio à natalidade, salientando que garante aos casais jovens da ilha Graciosa todas as condições para os seus filhos, assim como para a realização profissional dos pais.

“Esta obra, no fundo, não se resume apenas ao investimento físico. Ela carrega em si a mensagem de que vale a pena, no caso concreto, da ilha Graciosa, darmos estas condições aos casais jovens para que possam ter aqui a sua realização”, salientou o Presidente do Governo, que destacou, também, a parceria que foi firmada com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.

“É um bom exemplo do que é possível alcançar quando existe esta vontade de congregar esforços para construir algo para benefício daqueles que queremos servir”, afirmou Vasco Cordeiro.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: