terça-feira, 5 de maio de 2015

Vasco Cordeiro destaca importância das parcerias para vencer desafios do setor agrícola

O Presidente do Governo afirmou hoje que o trabalho desenvolvido em parceria nos últimos anos permitiu que o setor agrícola dos Açores esteja dotado atualmente de condições para dar o “passo seguinte” e vencer os desafios com que está confrontado.

“Os desafios que se encontram à nossa frente, entre os quais está a extinção do regime de quotas leiteiras, devem merecer, da nossa parte, uma atenção particular, como, aliás, têm merecido”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do furo e captação de água subterrânea da Almagreira, em Santa Maria.

No segundo dia da visita estatutária a esta ilha, o Presidente do Governo salientou que não se pode “esquecer o percurso que foi feito ao longo de anos e que contribuiu para que a Agricultura açoriana, nomeadamente do ponto de vista da produção, esteja em condições de poder dar o passo seguinte”.

“O facto é que a produção respondeu de forma extraordinária aos desafios da quantidade e da qualidade e, da parte do Governo dos Açores, houve um esforço para o fornecimento de água e de energia elétrica e de melhoria das acessibilidades às explorações”, frisou Vasco Cordeiro.

Esta parceria entre entidades públicas e privadas, segundo o Presidente do Governo, tem permitido vencer vários desafios que foram colocados à Agricultura e constitui um fator de confiança que os novos desafios serão também ultrapassados.

“Isso quer dizer que estamos todos unidos nesta parceria que produz frutos em benefício, desde logo, da competitividade deste que é um dos principais setores da nossa economia”, afirmou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro referiu, ainda, que o investimento hoje inaugurado em Santa Maria é bem elucidativo do esforço que tem sido feito para que a Agricultura açoriana possa estar cada vez melhor preparada para o futuro.

“Estas três componentes – abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica e melhoria dos caminhos – fazem parte de um processo que, para além do muito que já foi feito, continua a ser a via pela qual podemos fortalecer as condições para que o tecido agrícola regional tenha melhores condições de competitividade e para desenvolver a sua atividade”, disse.

Nesse sentido, anunciou que estão em curso ou em fase de adjudicação mais de três dezenas empreitadas em várias ilhas, apenas nesta componente específica de dotar as explorações agrícolas de melhores condições para que os produtores exerçam a sua atividade.

Relativamente a Santa Maria, o Presidente do Governo avançou que vai ser lançado, ainda este ano, o concurso da empreitada do Sistema de Abastecimento de Água ao Caminho Velho de Santana, em Vila do Porto, uma obra estimada em 80 mil euros e que conta com a cooperação da Associação Agrícola de Santa Maria.

A entrada em funcionamento do sistema de abastecimento de água na Almagreira, que representou um investimento de cerca de 350 mil euros, constitui uma reserva estratégica deste recurso que beneficia todas as explorações agrícolas em Santa Maria, numa área de mais de quatro mil hectares.

A inauguração deste investimento foi um dos pontos da visita estatutária à ilha de Santa Maria, que incluiu, na segunda-feira, a reunião do Governo dos Açores com o Conselho de ilha.

Após esta reunião, o Presidente do Governo salientou que o Executivo Açoriano demostrou toda a clareza nos esclarecimentos solicitados pelo Conselho de Ilha relativamente a um conjunto de matérias relacionadas com Santa Maria.

“Julgo que, da parte do Conselho de Ilha, houve toda a clareza na colocação das suas questões e que, da parte do Governo, houve toda a clareza nas respostas que deu a estas matérias”, afirmou Vasco Cordeiro.


Anexos:
2015.05.05-PGR-InauguraçãoFuroÁgua.mp3

GaCS

Sem comentários: