sábado, 9 de maio de 2015

Vasco Cordeiro destaca oportunidade da visita de Congressistas dos EUA às Lajes

O Presidente do Governo dos Açores destacou hoje a oportunidade da visita à Base das Lajes de uma delegação de Congressistas dos Estados Unidos, uma vez que corresponde a mais uma manifestação de interesse do Congresso relativamente ao processo da anunciada intenção de redução do contingente norte-americano na ilha Terceira.

“Eu gostaria de salientar a oportunidade desta visita e o facto de ela corresponder a mais uma manifestação do interesse e do acompanhamento que, desde a primeira hora, tem sido feito por esta coligação de amigos dos Açores” que foi possível construir no Congresso dos EUA, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na ilha Terceira, onde se deslocou, este sábado, uma delegação de Congressistas dos EUA, liderada por Devin Nunes, e que integra outros Congressistas com ligações aos Açores, caso de David Valadão e Jim Costa, entre outros.

“Esta visita confirma este interesse e esta atenção muito cuidada que tem sido dada a este assunto e naturalmente que, da parte do Governo dos Açores, aquilo que fazemos, como sempre temos feito, é dar nota das nossas preocupações, dos aspetos que devem ser acautelados numa relação histórica e diplomática como a que existe entre Portugal e os EUA”, salientou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas na ilha Terceira, onde recebeu a delegação do Congresso, o Presidente do Governo salientou, ainda, “a articulação que existe com o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre esta matéria, num trabalho que permite que Portugal se afirme, neste momento e neste assunto, a uma só voz”.

Esta articulação tem permitido chamar a atenção para a importância do assunto Lajes para as relações bilaterais entre Portugal e os EUA e, também, dar nota dos aspetos que o Governo dos Açores deseja ver acautelados, no âmbito da anunciada intenção norte-americana de reduzir a sua presença na Base das Lajes.

Vasco Cordeiro adiantou, ainda, que esta visita constituiu uma oportunidade para que estes Congressistas dos Estados Unidos pudessem conhecer, no terreno e de forma mais profunda, as razões que assistem ao Governo dos Açores neste processo.

Anexos:
2015.05.09-PGR-VisitaCongressistas.mp3

GaCS

Sem comentários: