sábado, 16 de maio de 2015

Vítor Fraga anuncia programa de formação e ação para profissionais do setor do turismo

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores está a ultimar um programa de formação/ação, em parceria com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), tendo em vista a criação de uma cultura de turismo nos Açores.

O programa, que terá o acompanhamento da Organização Mundial do Turismo (OMT), destina-se, segundo Vítor Fraga, à “aprendizagem pela ação que induz à reflexão sobre a experiência pessoal e profissional dos participantes, sobre as condições pessoais e organizacionais em que desenvolvem a sua atividade e sobre as abordagens e práticas para melhorar o serviço ao turista”.

Através deste programa, destinado aos profissionais do setor do turismo, pretende-se “contribuir para o envolvimento das atividades e dos atores que integram a cadeia de valor do turismo dos Açores, identificar os pontos-chave ao longo da cadeia de valor onde possa ser melhorada a experiência turística e ainda compreender e estimular a melhoria progressiva no serviço prestado, tendo como elemento central, os recursos humanos do setor turístico", acrescentou o Secretário Regional.

“O programa irá para o terreno em julho, através de grupos de trabalho e aprendizagem em todas as ilhas", revelou o titular da pasta do Turismo, acrescentando que "serão convidados a participar profissionais de todas as áreas, empresas e entidades que estejam direta ou indiretamente ligados à cadeia de valor do turismo dos Açores”.

Vítor Fraga, que falava na sessão de abertura do Talenting Spring Session’15, salientou que este programa “insere-se num plano mais alargado de sensibilização e qualificação transversal para a excelência do serviço no Destino Açores, que terá como públicos-alvo as crianças e jovens, os profissionais da cadeia de valor do turismo e a sociedade em geral”.

Segundo o Secretário Regional, este é “o mais abrangente plano de educação e sensibilização para o turismo a nível mundial, estando prevista a sua apresentação como caso de estudo no fórum anual da Organização Mundial do Turismo, em 2016”.

Com este plano, frisou Vítor Fraga, “fica, de novo, demonstrado que o Governo dos Açores assume e reforça a sua convicção no turismo como um setor estratégico para o desenvolvimento da Região, o qual, dada a sua transversalidade, não se esgota por si só, afirmando-se, antes, como força indutora de desenvolvimento de outros setores”.

“Apostar no turismo é apostar no crescimento”, afirmou, acrescentando, no entanto, que não é possível “entender o turismo de uma forma isolada do meio, das pessoas e da cultura, porque é impensável o turismo sem este intercâmbio e valorização cultural e humana”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: