quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

BPARPD inaugura escultura “ A Árvore do Camaleão”



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura a peça “A Árvore Camaleão”, da escultora Sofia de Medeiros, sexta-feira, dia 11 de Dezembro de 2009, pelas 18h30.

Este é o mais recente trabalho de Sofia de Medeiros, concebido especialmente para as instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e adquirido pela Direcção Regional da Cultura para o acervo do ARTCA.

Seguindo uma linha estética de continuidade em relação a anteriores trabalhos da artista, no qual a ideia de árvore está presente em obras como A pose ou A saia, A Árvore Camaleão assume o carácter de obra aberta. Ao mesmo tempo que desempenhará a função de Árvore de Natal no átrio de entrada do edifício durante a quadra festiva, incorporando diferentes adereços concebidos pela artista, é, também, uma escultura por direito próprio que, uma vez terminada a época natalícia, será transferida para o espaço exterior do jardim da cisterna.

Não existe uma relação explícita entre esta escultura e a tradicional árvore de Natal. Porém, A Árvore Camaleão é uma árvore festiva, comemorativa, que se transfigurará, temporariamente, apresentando uma mutação tão associada ao efémero da arte contemporânea.

A escultura A Árvore Camaleão tem 3, 35 m de altura e 1,70 m de diâmetro, aproximadamente. Foi executada em ferro pintado, sendo a cor escolhida muito próxima das tonalidades de Outono, construindo assim um diálogo mais próximo com a Natureza.

A obra será apresentada pelo artista plástico/produtor Jorge Rocha.


GaCS/SF/BPARPD

Sem comentários: